MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Para juíza, veículos de 2006 já estão isentos de IPVA em 2026
Isenção

Para juíza, veículos de 2006 já estão isentos de IPVA em 2026

Segundo o Fisco, o fato gerador do IPVA ocorre em 1º de janeiro, de forma que automóveis fabricados em 2006 somente estariam abrangidos a partir de 2027.

Da Redação

terça-feira, 13 de janeiro de 2026

Atualizado às 16:49

A juíza de Direito Paula Narimatu de Almeida, da 13ª vara da Fazenda Pública de São Paulo/SP, suspendeu a exigibilidade do IPVA/26 de automóvel fabricado em 2006, ao reconhecer que a EC 137/25 garante imunidade tributária automática a veículos com 20 anos ou mais de fabricação.

No caso, o proprietário do automóvel impetrou mandado de segurança para obter o reconhecimento da imunidade do IPVA com base na emenda, que alterou o art. 155, §6º, III, da CF, passando a prever isenção para veículos terrestres de passageiros, caminhonetes e mistos com 20 anos ou mais de fabricação, excetuadas algumas categorias.

No entanto, segundo o Fisco, o fato gerador do IPVA ocorre em 1º de janeiro e, por isso, a imunidade só alcançaria os veículos que já tivessem completado 20 anos nessa data. Assim, defendeu que automóveis fabricados em 2006 somente estariam abrangidos a partir de 2027.

 (Imagem: Freepik.)

Juíza garante isenção de IPVA a veículo fabricado em 2006.(Imagem: Freepik.)

Ao analisar o pedido, a magistrada destacou que “a imunidade constitucional é norma de eficácia plena e aplicabilidade imediata”, ressaltando que não há espaço para interpretação restritiva quanto ao marco temporal previsto na emenda 137/25.

No caso concreto, entendeu que o automóvel, um VW Polo fabricado em 2006, enquadra-se como veículo terrestre de passageiros e completou 20 anos de fabricação em 2026, conforme demonstrado por documento apresentado.

Além disso, segundo observou, o documento registra apenas o ano de fabricação, sem indicar o mês exato, circunstância que, para a juíza, reforça o reconhecimento da imunidade desde o início do exercício fiscal.

A ausência de especificação do mês exato de fabricação no documento oficial corrobora a interpretação de que a imunidade deve ser reconhecida desde 1º de janeiro de 2026”, concluiu.

Diante disso, suspendeu a exigibilidade do IPVA e determinou que o Detran/SP proceda ao licenciamento do veículo independentemente do pagamento do imposto.

Leia a liminar.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA