MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Sorteio da obra "Cessão de Créditos Trabalhistas: Autonomia do Trabalhador e Democratização do Acesso ao Crédito"
Promoção

Sorteio da obra "Cessão de Créditos Trabalhistas: Autonomia do Trabalhador e Democratização do Acesso ao Crédito"

O livro tem como temática central a cessão de créditos trabalhistas, destacando seus efeitos na liquidez familiar e no controle do endividamento.

Da Redação

sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

Atualizado em 15 de janeiro de 2026 13:21

A obra "Cessão de Créditos Trabalhistas: Autonomia do Trabalhador e Democratização do Acesso ao Crédito(Editora, JusPodivm 192p.), escrita por Carlos Ragazzo, aborda a cessão de créditos trabalhistas como um instrumento para ampliar a liquidez das famílias e reduzir o endividamento.

O autor analisa o mecanismo previsto no Código Civil (arts. 286 a 298) e reforçado por legislações como a lei de falências e recuperação judicial (lei 11.101/05), destacando-o como ferramenta de democratização do acesso a recursos financeiros. A cessão permite que trabalhadores transformem créditos reconhecidos judicialmente em liquidez imediata, sem necessidade de empréstimos onerosos.

O livro enfatiza os impactos sociais dessa prática, apontando que ela vai além de uma alternativa individual, contribuindo para a economia como um todo.

A publicação não se limita a uma defesa técnica da cessão de créditos, pois também propõe reflexão e avanço institucional, oferecendo argumentos jurídicos, dados econômicos e provocações construtivas. O autor destaca seu caráter de instrumento para superar barreiras institucionais e aproximar o direito da realidade social, sendo indicada para operadores do Direito, instituições públicas e privadas, universidades e tribunais.

 (Imagem: Arte Migalhas)

Sorteio da obra "Cessão de Créditos Trabalhistas: Autonomia do Trabalhador e Democratização do Acesso ao Crédito".(Imagem: Arte Migalhas)


Sobre o autor:

Carlos Ragazzo: Professor da graduação e membro permanente do programa de mestrado em Direito Regulatório da FGV. Mestre e doutor em Direito pela UERJ. Ll.M. in trade Regulation and Competition Policy pela New York University. Visiting Scholar – University of California at Berkeley. Pesquisa em nível de pós-doutorado em Economia pela UFF. Foi conselheiro por dois mandatos (2008-2012) e o primeiro superintendente geral do CADE (2012-2014). Presidente do Conselho de Administração do Bandes - Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (2023-2025).

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA