MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Entidades querem barrar Grok após IA produzir imagens sexualizadas de menores
Inteligência artificial

Entidades querem barrar Grok após IA produzir imagens sexualizadas de menores

PT acionou ministério da Justiça contra a ferramenta do X, e Idec buscou ANPD. Deputada já havia acionado a PGR contra a plataforma.

Da Redação

sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

Atualizado às 11:36

O PT encaminhou, nesta quinta-feira, 15, um ofício à Senacon - Secretaria Nacional do Consumidor, subordinada ao ministério da Justiça, para pedir a adoção de medidas administrativas e legais para bloquear ou banir o Grok, assistente de inteligência artificial da rede social X, do empresário Elon Musk.

O Idec - Instituto de Defesa de Consumidores também protocolou denúncia formal na ANPD contra o Grok, solicitando suspensão imediata sob a mesma justificativa.

As iniciativas ocorrem após a ferramenta passar a gerar imagens sexualizadas de pessoas reais, inclusive crianças e adolescentes.

No pedido, o PT afirmou que "tais práticas configuram graves violações a direitos humanos, à dignidade da pessoa humana, à proteção integral de crianças e adolescentes, à honra, à imagem e à intimidade, além de representarem sério risco à ordem pública e à segurança digital no Brasil".

A sigla ainda aponta que o ordenamento jurídico vigente “já confere instrumentos suficientes para a adoção de medidas administrativas, cautelares e judiciais, inclusive a suspensão, bloqueio ou banimento do serviço em território nacional”.

Julia Abad, pesquisadora do Idec, diz que é preciso a adoção de providências urgentes para evitar mais danos.

O que é o Grok

O Grok é uma ferramenta de inteligência artificial integrada à plataforma X. O sistema é capaz de gerar textos e editar imagens a partir de conteúdos publicados na própria rede social. A ferramenta utiliza modelos generativos de IA para interpretar pedidos e produzir resultados automatizados, incluindo alterações visuais em fotografias.

  (Imagem: Adobe Stock)

Entidades buscam o governo para banir Grok após IA criar imagens sexualizadas de crianças.(Imagem: Adobe Stock)

Na semana passada, a deputada Erika Hilton já havia procurado o MPF e a ANPD para banir o Grok, alertando sobre as deepfakes com pessoas reais, incluindo crianças e adolescentes.

Só para assinantes

Nas últimas semanas, usuários do X passaram a usar o Grok para editar fotos de pessoas sem autorização, incluindo montagens para despir digitalmente mulheres e crianças.

Após a repercussão global em torno do caso, a plataforma restringiu a edição de imagens no Grok para os assinantes da ferramenta.

Sem espera

No pedido enviado ao Senaocn, o partido sustenta que o governo “não pode aguardar a tramitação de novos marcos regulatórios para agir diante de situações tão graves”.

PL 2.338/23, que cria o marco legal da Inteligência Artificial, ainda aguarda votação na Câmara. Em dezembro, líderes partidários fecharam um acordo para tentar destravar a análise da proposta a partir da primeira semana de fevereiro.

Patrocínio

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...