MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF: Operadoras questionam licenças ambientais para instalação de antenas
Regulação

STF: Operadoras questionam licenças ambientais para instalação de antenas

Associação alegou invasão de competência da União e risco de fragmentação regulatória no setor de telecomunicações.

Da Redação

domingo, 1 de fevereiro de 2026

Atualizado em 29 de janeiro de 2026 08:21

Acel - Associação Nacional das Operadoras de Celulares acionou o STF para contestar normas do Estado do Piauí que exigem licenciamento ambiental para a instalação de ERBs -Estações Radiobase, redes e cabos de fibra ótica.

O tema é discutido na ADIn 7.923, distribuída ao ministro Luiz Fux, e questiona a validade de leis estaduais e de resolução administrativa que condicionam a prestação dos serviços de telecomunicações ao cumprimento de exigências ambientais locais.

Segundo a associação, as leis estaduais 4.854/96 e 6.947/17, além da resolução 46/22 do Consema/PI, impõem a obtenção de licenças, a realização de estudos e o atendimento de condicionantes ambientais para a instalação de infraestrutura e equipamentos do setor. Para a Acel, esse conjunto normativo criou um sistema paralelo que conflita com o marco regulatório Federal das telecomunicações.

 (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Operadoras de celular questionam exigência de licenciamento ambiental para instalação de equipamentos no Piauí.(Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

No entendimento da entidade, as exigências estaduais resultam em fragmentação regulatória e aumentam a insegurança jurídica, ao submeter a atividade a regras distintas em cada ente federativo. A associação sustenta que a multiplicidade de normas locais dificulta a expansão da infraestrutura e compromete a uniformidade necessária ao funcionamento do serviço em âmbito nacional.

Outro ponto central da ação é a alegada invasão da competência privativa da União para legislar sobre telecomunicações. A Acel argumenta que a matéria já é disciplinada pela lei 13.116/15, conhecida como lei geral das antenas, além de normas editadas pela Anatel, o que afastaria a possibilidade de regulamentação estadual sobre o tema.

Com a ADIn 7.923, a associação pede que o STF declare a inconstitucionalidade das normas do Piauí, para afastar a exigência de licenciamento ambiental específico para a instalação de infraestrutura de telecomunicações no Estado.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA