MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Falecimento - Delcides Ferreira de Souza

Falecimento - Delcides Ferreira de Souza

Da Redação

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Atualizado às 09:24


Falecimento

Mistério em morte de advogado goiano


Um livro de Securitização e Crédito Rural na mão esquerda. A chave do escritório na outra. Assim foi encontrado o corpo do advogado Delcides Ferreira de Souza, 54, morto ontem, enquanto se dirigia para o trabalho, no Centro da cidade de Quirinópolis (283 km de Goiânia). Por volta das 7 horas, o jurista foi atingido por pelo menos quatro tiros de revólver calibre 32 – dois deles na cabeça. Os autores, ainda não identificados, seriam dois homens que estavam em um Gol preto. A Polícia Civil acredita na hipótese de vingança relacionada a causas defendidas pelo advogado.

Delcides saiu de casa bem cedo, como de costume. A esposa, Shirley Rodrigues Barcellos, 46, havia pegado o carro da família para ir à faculdade, em Rio Verde, motivo pelo qual o advogado seguiu a pé para o trabalho. No meio do caminho, em sentido contrário à rua Itumbiara, o carro com os algozes o abordou. Cerca de seis tiros foram disparados, segundo testemunhas. O Gol deu marcha a ré e seguiu pela contramão na via perpendicular, saída para Goiânia. Até o fechamento desta edição, os criminosos não haviam sido encontrados.

De acordo com investigação feita pelo delegado responsável pelo caso, Divino Luiz Moreira, o advogado era famoso na cidade por ganhar causas na área cível que envolviam muito dinheiro. "Esse fato fazia com que as partes derrotadas ficassem com raiva de Delcides", acrescenta o policial. Em outros casos, quando o cliente do jurista perdia o processo, também havia o sentimento de vingança.

A informação é confirmada pela família da vítima. O filho de Delcides, o também advogado Patrick Barcellos, 23, diz que, desde que o pai começou a atuar no ramo do Direito, há 22 anos, sempre pegou causas difíceis e que geravam desconforto entre as partes envolvidas no processo. "Meu pai era um excelente profissional. Isso chegava a causar inveja nas pessoas."

  • Leia mais

Dívidas podem ter motivado homicídio

Apesar da informação não ser reiterada pelo chefe da delegacia do município de Quirinópolis (283 quilômetros de Goiânia), fontes extra-oficiais dão conta de que Delcides contraiu muitas dívidas nos últimos anos – várias delas de alto valor, obtidas com agiotas da região –, fato que pode ter motivado o assassinato. Amigo da família e conselheiro estadual da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB/GO), o advogado Alan Ribeiro Silva explica que o colega tinha contas a pagar, mas nada que pudesse ocasionar um homicídio. "Ele tinha obrigações morais, como qualquer cidadão. Mas não tinha desafetos por conta desse motivo."

Velório

Mais de 200 amigos, familiares e colegas juristas estiveram no velório do advogado, realizado no Tribunal do Júri do Fórum de Quirinópolis. Delcides deixa esposa e dois filhos, que agora querem seguir a carreira do "brilhante advogado" como diz o filho Patrick. "Meu pai advogava para combater as injustiças e realidades que não possuem préstima notadamente no meio jurídico", finaliza. O presidente da Ordem dos Advogados, Miguel Cançado, visitou a família do advogado em Quirinópolis.

__________
_______________

Fonte: Jornal Diário da Manhã

______________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...