MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ extingue ação sobre exclusão de dependente em plano de saúde
Prescrição

STJ extingue ação sobre exclusão de dependente em plano de saúde

4ª turma aplicou prazo ânuo previsto no Código Civil para pretensões decorrentes de relação securitária e reconheceu a prescrição, declarando extinta a demanda.

Da Redação

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026

Atualizado às 12:45

A 4ª turma do STJ, sob relatoria do ministro Raul Araújo, reconheceu a prescrição anual e extinguiu ação que buscava o restabelecimento de dependente excluído de plano de saúde.

O colegiado destacou que a exclusão ocorreu em 2015, enquanto a ação só foi proposta em 2022, após o prazo de um ano previsto no Código Civil.

O caso

No caso, dois segurados ajuizaram ação de obrigação de fazer para restabelecer a condição de dependente em plano de saúde, além de pleitearem indenização por danos morais. Um deles, pessoa com deficiência e incapaz para os atos da vida civil, foi excluído do plano ao completar 18 anos, em 2015.

A sentença julgou parcialmente procedente o pedido, determinando o restabelecimento do seguro-saúde como dependente e afastando a prescrição ânua, além de rejeitar os danos morais.

O TJ/SP manteve a decisão, aplicando o prazo prescricional decenal do art. 205 do Código Civil.

 (Imagem: Freepik)

4ª turma do STJ aplicou prescrição anual e declarou extinta ação sobre exclusão de dependente em plano de saúde.(Imagem: Freepik)

Ao analisar o recurso, o ministro Raul Araújo destacou que o entendimento consolidado do STJ, firmado no IAC 2, estabelece que é ânuo o prazo prescricional para qualquer pretensão do segurado contra a seguradora baseada em inadimplemento de deveres derivados do contrato de seguro, nos termos do art. 206, § 1º, II, “b”, do Código Civil.

O relator observou que, no caso concreto, a exclusão do dependente ocorreu em 2015 e a ação foi ajuizada apenas em 2022, evidenciando o decurso do prazo prescricional anual.

Diante disso, a 4ª turma conheceu do agravo para conhecer do recurso especial e dar-lhe provimento, declarando extinta a demanda em razão da prescrição.

Leia aqui o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA