MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Em Portugal, Justiça terá dez dias para definir situação dos pais de Madeleine

Em Portugal, Justiça terá dez dias para definir situação dos pais de Madeleine

Da Redação

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Atualizado às 07:37


Madeleine

Em Portugal, Justiça terá dez dias para definir situação dos pais da criança

O promotor público de Portugal enviou o dossiê policial com mais de mil páginas do caso Madeleine para um juiz criminal. Agora, os pais da menina de 4 anos saberão em até dez dias se serão formalmente acusados.

O juiz avaliará o caso para saber quais serão os próximos procedimentos. A informação foi publicada no site da rede de televisão Sky News ontem.

Ainda segundo a Sky News, dez dias é o prazo que o processo pode levar com o juiz. Os pais não estão sendo tratados como acusados, mas apenas como suspeitos pelo desaparecimento da filha de 4 anos, que sumiu de seu quarto no último 3 de maio enquanto dormia com os dois irmãos gêmeos em um apartamento em Algarve, no sul de Portugal. Os pais seguem dizendo que são inocentes.

A principal prova que a polícia portuguesa tem até agora, segundo a imprensa britânica, são as análises feitas por um laboratório de Birmingham em restos de sangue achados no automóvel alugado pelo casal em Portugal. O material colhido coincidiria com o DNA de Madeleine.

Após meses sem resultados claros no caso, a polícia local declarou seus pais suspeitos na sexta-feira passada, depois de longos interrogatórios.

Ontem, a Polícia Judiciária portuguesa entregou à Procuradoria parte de seus relatórios. O diretor do corpo, Alipio Riveiro, disse que ainda faltam mais documentos e inclusive resultados de análises de amostras enviadas ao Reino Unido, para onde os McCann retornaram no domingo.

Já a polícia não aprovou a volta da família McCann para a Inglaterra, no último domingo.

Segundo a agência de notícias "Lusa", a viagem dos pais irá dificultar nas investigações.

"Em caso de necessidade de novos interrogatórios, o fato de os pais terem ido para a Inglaterra pode dificultar, porque obriga ao cumprimento de prazos legais", disse para a "Lusa", o inspetor-chefe da PJ à Lusa. Agora, a polícia terá que convocar o casal através do advogado.

Cabelo

O jornal londrino "Evening Standard" publicou ontem, citando policiais não identificados, que os investigadores encontraram uma "quantidade substancial" de cabelo da menina nas amostras recolhidas no porta-malas do carro alugado pelos pais quase um mês após seu desaparecimento.

O superintendente-chefe Bob Small, da Polícia de Leicestershire, passou uma hora com o casal McCann, informou a agência britânica "Press Association" ("PA").

A polícia, por sua vez, se recusou confirmar ou negar a visita.

"Não comentamos a natureza das visitas aos McCann por parte de agentes do Corpo de Polícia de Leicestershire", limitou-se a afirmar uma porta-voz.

As mesmas fontes ressaltaram que o "caso Madeleine" é "uma investigação da Polícia portuguesa".

A imprensa britânica publicou nesta terça que os serviços sociais de Leicestershire se reuniram na última segunda-feira com a polícia para analisar a situação dos filhos gêmeos do casal, Sean e Amelie, de dois anos, por causa da nova situação dos pais como suspeitos.

O tablóide "The Sun" diz que os assistentes sociais poderiam retirar a guarda dos caçulas dos McCann.

No Reino Unido, os serviços sociais são obrigados a considerar o bem-estar dos menores se os pais forem suspeitos de um crime.

Além disso, o pai ressaltou que a família vive um constante pesadelo e que os últimos dias foram "incrivelmente estressantes" e "emocionalmente esgotados".

Segundo a imprensa britânica, as análises feitas por um laboratório de Birmingham em restos de sangue achados no automóvel alugado pelo casal em Portugal indicam que coincidem com o DNA de Madeleine.

O casal de médicos, que se mostra indignado pelas sugestões de terem matado acidentalmente a menina e ocultado o corpo, retornou à Grã-Bretanha no domingo após deixar a casa que tinham alugado no Algarve (sul de Portugal).

________
_____________

Fonte: G1

___________________