MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Professor Ives Gandra lança obra e homenageia Paulo de Barros Carvalho
Homenagem póstuma

Professor Ives Gandra lança obra e homenageia Paulo de Barros Carvalho

Evento celebrou a inauguração do "Auditório Paulo de Barros Carvalho" e o lançamento do livro "A contribuição da Igreja Católica na conformação da Civilização Ocidental".

Da Redação

segunda-feira, 23 de março de 2026

Atualizado às 06:42

Na última sexta-feira, 20/3, o professor e jurista Ives Gandra da Silva Martins (Advocacia Gandra Martins) presidiu duas importantes solenidades no instituto que leva seu nome. O primeiro momento foi marcado pela inauguração do "Auditório Paulo de Barros Carvalho", uma homenagem póstuma ao professor emérito da PUC-SP e da USP, falecido em agosto de 2025. O evento contou com a presença dos professores Paulo Ayres Barreto e Robson Maia Lins, além do bispo-auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Vigário Episcopal para a Educação e a Universidade, Dom Carlos Lema Garcia. Em suas manifestações, os professores Ives, Paulo e Robson recordaram, com profunda emoção, passagens da trajetória intelectual e humana do Professor Paulo de Barros Carvalho.

Na sequência, ocorreu o lançamento do livro "A contribuição da Igreja Católica na conformação da Civilização Ocidental", obra coordenada pelos professores Ives Gandra, Paulo de Barros Carvalho e Luiz Gonzaga Bertelli. A publicação, que conta com o apoio institucional da União dos Juristas Católicos (UJUCASP), reúne artigos de magistrados, membros do Ministério Público e advogados associados à entidade, explorando a influência do pensamento cristão nas bases do Direito e da ética contemporânea.

Dom Carlos Lema Garcia, Paulo Ayres Barreto, Ives Gandra da Silva Martins e Robson Maia Lins. (Imagem: Foto – Reinaldo Antônio)

Dom Carlos Lema Garcia, Paulo Ayres Barreto, Ives Gandra da Silva Martins e Robson Maia Lins.(Imagem: Foto – Reinaldo Antônio)

Durante a cerimônia, Ives Gandra destacou que a obra não apenas resgata o papel histórico da Igreja na preservação da cultura e dos valores humanistas, mas também serve como um guia para os desafios jurídicos atuais. Segundo o jurista, a colaboração de Paulo de Barros Carvalho neste projeto foi uma de suas últimas e mais significativas contribuições acadêmicas, selando uma parceria de décadas dedicada ao rigor científico e à defesa dos princípios fundamentais da sociedade brasileira.

O novo auditório, agora batizado em honra a um dos maiores nomes do Direito Tributário do país, funcionará como um centro de debates e difusão do conhecimento jurídico e filosófico. A inauguração simboliza a continuidade do legado de Carvalho, unindo o rigor técnico da academia ao compromisso ético pregado pela UJUCASP, consolidando o Instituto Ives Gandra como um polo essencial para a reflexão sobre o Direito e sua interface com os pilares da civilização ocidental.

Advocacia Gandra Martins

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

SPENASSATTO ADVOGADOS
SPENASSATTO ADVOGADOS

SPENASSATTO SOCIEDADE DE ADVOGADOS

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA