MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Comissão especial sobre carreiras policiais da Câmara aprova equiparação de delegados com procuradores

Comissão especial sobre carreiras policiais da Câmara aprova equiparação de delegados com procuradores

X

Da Redação

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Atualizado às 08:44

 

Câmara

Comissão especial sobre carreiras policiais aprova equiparação de delegados com procuradores

A comissão especial sobre carreiras policiais, criada para analisar a PEC 549/06 (clique aqui), do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), aprovou ontem a proposta, que equipara o salário inicial dos delegados de polícia aos dos integrantes do Ministério Público com atribuição de participar das diligências na fase de investigação criminal. A PEC segue agora para o Plenário, onde precisa ser votada em dois turnos.

O relator, deputado Regis de Oliveira (PSC-SP), foi favorável à proposta, e seu voto foi acompanhado pela maioria dos integrantes da comissão. Segundo ele, atualmente, em virtude do desprestígio e dos baixos salários, os delegados de polícia estão desmotivados e precisam exercer atividades paralelas para sobreviver, circunstâncias que prejudicam muito a atividade policial.

Opiniões contrárias

O deputado Vieira da Cunha (PDT-RS), único voto contrário à PEC, critica a comparação entre os salários dos delegados com um cargo não definido do Ministério Público. "Além de afrontar a Constituição, na medida em que faz um vinculação de vencimentos entre membros do Ministério Público, que é uma instituição autônoma, com delegado de polícia, que pertence a um Poder Executivo, há problemas na própria redação da PEC. Todos os membros do Ministério Público podem atuar na fase de investigação, inclusive o chefe da instituição. Agora mesmo, no episódio do mensalão, o procurador-geral da República atuou nessa fase", disse.

No último dia 11, a comissão ouviu em audiência pública o presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Antônio Carlos Alpino Bigonha, e o presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), José Carlos Cosenzo. Eles disseram que a proposta é inconstitucional, pois concede equiparação salarial para profissionais que exercem atividades distintas. O relator discordou dessa avaliação, avaliando que o trabalho que desenvolvem é semelhante e que a proposta é legítima e justa.

Emendas

A comissão rejeitou duas emendas apresentadas pelo deputado Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS), com o objetivo de estender a equiparação com o Ministério Público aos oficiais das policiais militares dos Estados e do Distrito Federal. O relator considerou que o trabalho da PM é diferente do dos delegados de polícia. Disse que as emendas são incompatíveis com a PEC 549 e deverão tramitar como proposta independente.

______________

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA