MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Moraes manda prender condenados do "núcleo 2" da trama golpista
Cumprimento de pena

Moraes manda prender condenados do "núcleo 2" da trama golpista

Entre os réus estão o ex-assessor de Jair Bolsonaro Filipe Martins, o ex-diretor da PRF Silvinei Vasques, e o general da reserva Mário Fernandes.

Da Redação

sábado, 25 de abril de 2026

Atualizado às 08:19

Ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou o início do cumprimento das penas aplicadas aos condenados no chamado “núcleo 2” da tentativa de golpe de Estado. Com a decisão, os réus passam à condição de presos definitivos, após o trânsito em julgado das condenações, quando não há mais possibilidade de recurso.

A decisão abrange o ex-assessor de Jair Bolsonaro Filipe Martins; o ex-diretor da PRF Silvinei Vasques; a ex-delegada da Polícia Federal e ex-diretora de Inteligência do Ministério da Justiça Marília Alencar; o coronel da reserva do Exército e ex-assessor presidencial Marcelo Câmara; e o general da reserva Mário Fernandes. A responsabilização desses indivíduos decorre de sua atuação na operacionalização de atos considerados antidemocráticos.

 (Imagem: Luiz Silveira/STF)

Moraes determina início do cumprimento da pena de condenados do "núcleo 2" da trama golpista.(Imagem: Luiz Silveira/STF)

As penas estabelecidas pela 1ª turma do STF variam entre 8 anos e 26 anos e 6 meses de reclusão. Mário Fernandes recebeu a pena máxima, enquanto Silvinei Vasques foi sentenciado a 24 anos e 6 meses. Os ex-assessores Marcelo Costa Câmara e Filipe Martins foram condenados a 21 anos de prisão cada um, todos em regime fechado. No caso da ex-delegada da PF Marília Alencar, a pena foi fixada em 8 anos e 6 meses de reclusão, acrescida de 40 dias-multa. Apesar do regime inicial ser o fechado, o ministro Alexandre de Moraes determinou, em caráter excepcional, a manutenção da prisão domiciliar por um período adicional de 90 dias, considerando as necessidades decorrentes de procedimento cirúrgico realizado em 24/3/26, previamente autorizado pelo Supremo.

Fim dos recursos

A determinação para o início da execução das penas é consequência da declaração do trânsito em julgado da AP 2.693 em relação a todos os réus. Filipe Martins e Mário Fernandes haviam interposto embargos, mas o ministro Alexandre de Moraes constatou que os argumentos apresentados já haviam sido objeto de análise pelo Supremo. Diante disso, considerou os embargos protelatórios. 

Núcleo 2

O núcleo 2 da trama golpista foi condenado por ser considerado responsável pela operacionalização de medidas destinadas a viabilizar a tentativa de ruptura institucional, incluindo a utilização de estruturas do Estado. Marília Alencar, por exemplo, participou do levantamento de dados que serviram de base para as abordagens realizadas pela PRF durante o segundo turno das eleições de 2022. Na mesma ação penal, o delegado da PF Fernando de Sousa Oliveira foi absolvido das acusações que lhe eram imputadas.

Além das penas privativas de liberdade, os condenados deverão arcar, de forma solidária, com o pagamento de uma indenização mínima no valor de R$ 30 milhões, a título de reparação por danos morais coletivos.

Patrocínio

Patrocínio

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

OLIVEIRA & ARAUJO SOCIEDADE DE ADVOGADOS
OLIVEIRA & ARAUJO SOCIEDADE DE ADVOGADOS

OLIVEIRA & ARAUJO SOCIEDADE DE ADVOGADOS O Oliveira & Araújo Sociedade de Advogados, é um moderno escritório de advocacia privada e consultoria jurídica registrado na OAB/MG sob o número 3.549, e que se dedica há cerca de 15 anos, principalmente à administração de contencioso de massa...

instagram