MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ - Conselho Nacional de Saúde não pode reajustar tabela do SUS

STJ - Conselho Nacional de Saúde não pode reajustar tabela do SUS

Da Redação

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Atualizado às 16:25


Remuneração

STJ - Conselho Nacional de Saúde não pode reajustar tabela do SUS

A competência para reajustar a tabela de remuneração dos prestadores de serviços do SUS é do Ministério da Saúde, mais especificamente da direção nacional do SUS. Por isso, a Primeira Turma do STJ não atendeu a um recurso de empresas da área de saúde do Paraná que pretendiam o reconhecimento da legitimidade do CNS para determinar o reajuste.

Com o recurso ao STJ, a intenção das empresas (dois hospitais, dois laboratórios e uma clínica de anestesiologia) era que fosse aplicado o percentual de 15% na tabela de serviços do SUS a partir de 1º de janeiro de 1996, reformando decisão do TRF/4ª Região que havia lhe sido desfavorável. A Resolução n°. 175/95 do CNS previu um reajuste total de 40% da tabela, mas o Ministério da Saúde, por meio da Portaria n°. 2.277/95, fixou o percentual em 25%. A aplicação da diferença era a pretensão das empresas recorrentes.

O relator do recurso, ministro José Delgado, citou legislação que afasta a competência do CNS para determinar o reajuste (artigo 26 da Lei n°. 8.080/90 - clique aqui). De acordo com o voto do ministro, "remanesce à entidade a competência para aprovar, ou não, os valores e os critérios já indicados pela direção do SUS". O ministro Delgado citou precedente da Primeira Turma, segundo o qual o CNS não pode instituir qualquer modificação nos valores previstos das tabelas de procedimentos do SUS. Daí, o fato de não existir direito adquirido por parte das empresas recorrentes, uma vez que a determinação de reajuste de 40% foi emanada de órgão incompetente.

Processo Relacionado: REsp 969830 - clique aqui

___________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA