Promotor agride preso durante audiência de custódia em fórum
Caso foi encaminhado ao procurador-geral de Justiça e motivou representações ao CNMP e ao CNJ.
Da Redação
sábado, 30 de maio de 2026
Atualizado às 09:11
Agressões verbais e físicas praticadas por um promotor de Justiça contra um preso durante audiência de custódia em Campo Grande/MS foram registradas por câmeras do fórum.
As imagens mostram o momento em que o membro do Ministério Público parte para cima do custodiado após o encerramento da sessão.
O preso havia sido detido por suspeita de violência doméstica contra a esposa.
Segundo as imagens divulgadas pela TV Morena, o promotor se irritou ao ser interrompido durante a leitura das acusações. Em determinado momento, dirigiu-se ao custodiado em tom ríspido, ordenando que ele baixasse a cabeça e permanecesse em silêncio.
Confira:
De acordo com o g1, após a decretação da prisão preventiva, o preso deixou a sala acompanhado por um policial penal, mas retornou pouco depois. As gravações mostram que, após conversar com o agente penitenciário, o promotor saiu da sala de audiências e iniciou as agressões físicas diante de servidores e da magistrada.
Em relato manuscrito, o custodiado afirmou ter sido agredido com socos e ter sofrido tentativa de esganadura. Também alegou ter recebido ameaças para não se submeter a exame de corpo de delito.
A decisão que manteve a prisão preventiva registra que, após o encerramento da audiência, o preso teria feito ameaças de morte contra o promotor, conforme relato do policial penal. A magistrada destacou, contudo, que eventuais infrações ocorridas após a sessão deverão ser apuradas em procedimento próprio, por não guardarem relação com o auto de prisão em flagrante.
O caso levou à apresentação de representações ao CNMP contra o promotor, ao CNJ contra a juíza e à Agepen contra o policial penal. A magistrada também determinou o envio da documentação ao procurador-geral de Justiça em razão do envolvimento de integrante do Ministério Público.