Mauro Menezes toma posse na Academia Brasileira de Direito do Trabalho
Ele passa a ocupar a Cadeira nº 82 da entidade dedicada.
Da Redação
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Atualizado às 07:12
Brasília recebeu, na noite da última quarta-feira (17/6), a cerimônia de posse do advogado trabalhista Mauro Menezes (Mauro Menezes & Advogados) como novo integrante da Academia Brasileira de Direito do Trabalho (ABDT), uma das mais relevantes instituições dedicadas ao estudo, à produção científica e ao desenvolvimento do Direito do Trabalho no país. Menezes passa a ocupar a Cadeira nº 82 da entidade.
A solenidade foi realizada no Centro Cultural da Universidade de Brasília (UnB) e reuniu representantes da magistratura, da advocacia, da academia e de diversas instituições ligadas ao universo jurídico-trabalhista. O evento foi conduzido pelo presidente da ABDT, desembargador Sérgio Torres Teixeira.
A posse na ABDT representa o reconhecimento de uma carreira dedicada ao fortalecimento do Direito do Trabalho e à defesa dos princípios constitucionais que regem as relações laborais. Em seu discurso, Mauro Menezes destacou a importância da preservação dos direitos fundamentais dos trabalhadores, do diálogo institucional e da produção científica como instrumentos essenciais para o aprimoramento da Justiça do Trabalho e da democracia brasileira. "Imbuído desse compromisso de engajamento, tenho hoje o privilégio de me congregar a plêiade de renomados e perspicazes confrades e confreiras desta academia. Estou certo que de que adicionarei menos do que absorverei em termos de sabedoria, experiência e conhecimento", destacou.
Reconhecido nacionalmente por sua atuação na advocacia trabalhista, Mauro Menezes possui uma trajetória marcada pela defesa dos direitos sociais, pela produção acadêmica e pela participação em debates jurídicos de grande relevância. Professor, palestrante e autor de diversas obras especializadas, ele também atua em causas de repercussão nacional envolvendo temas trabalhistas, sindicais e constitucionais, com atuação regular nos Tribunais Superiores em Brasília, além de atuar, entre outros, como Presidente e Conselheiro da Comissão de Ética Pública da Presidência da República. "O primeiro dever de um membro desta academia é a defesa do Direito do Trabalho. Ao assumir essa cadeira não há compromisso mais relevante senão de promover, com absoluta dedicação o resguardo do Direito do Trabalho. Afinal, a própria existência da Academia depende da preponderância da autonomia da nossa disciplina e da integridade de seus princípios basilares", afirmou em seu discurso.
A Academia Brasileira de Direito do Trabalho reúne cem membros titulares e tem como missão fomentar estudos, pesquisas e debates voltados ao aperfeiçoamento do ordenamento jurídico trabalhista. Fundada em 1978, a entidade é uma das principais referências acadêmicas da área no Brasil.
