MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Engenheiro químico registrado no Conselho não é obrigado a se inscrever no CREA

Engenheiro químico registrado no Conselho não é obrigado a se inscrever no CREA

Da Redação

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Atualizado às 15:00


Atividade básica

Engenheiro químico registrado no Conselho não é obrigado a se inscrever no CREA

O engenheiro químico que não exerce atividade básica relacionada à engenharia não está obrigado a se inscrever no CREA quando suas atividades se enquadrarem exclusivamente na área química, desde que já possua registro no Conselho Regional de Química. A decisão é da Segunda Turma do STJ, que garantiu a uma química o direito de não ser obrigada a registrar-se no CREA.

O CREA recorreu ao STJ após ter seu pedido de obrigatoriedade do registro de engenheiro químico no órgão negado no primeiro e no segundo grau do Poder Judiciário. Ambos declararam a inexistência de relação jurídica de débito entre as partes e condenou o CREA a cancelar imediatamente o registro da química.

A defesa oficial argumentou que a Lei n°. 5.194/66 (clique aqui), ao regulamentar o exercício das profissões de engenharia em todas as modalidades, arquitetura e agronomia, por ser posterior, teria revogado todos os dispositivos da Lei n°. 2.800/56 (clique aqui), a "Lei dos Químicos", no que diz respeito aos engenheiros químicos.

Ao analisar a questão, o ministro Castro Meira, relator do caso, destacou que o que torna obrigatório o registro profissional no respectivo órgão fiscalizador da profissão não é a habilitação em engenharia química, mas o efetivo exercício da atividade ligada à área da engenharia, da química ou de ambas.

Por fim, o ministro ressaltou, ainda, que a química desenvolve unicamente atividades relacionadas à química, e não à engenharia, portanto não se sujeita à exigência de registro em dois órgãos fiscalizadores em razão da mesma atividade profissional que desempenha, principalmente porque ela já é registrada no Conselho Regional de Química da 3ª Região.

Processo Relacionado: Resp 949388 - clique aqui

_________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...