MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Justiça do PR obriga a GOL a manter as comissões às agências de viagem do Estado associadas à ABAV/PR

Justiça do PR obriga a GOL a manter as comissões às agências de viagem do Estado associadas à ABAV/PR

X

Da Redação

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Atualizado às 07:55


10% e 9%

Justiça do PR obriga a GOL a manter as comissões às agências de viagem do Estado associadas à ABAV/PR

Num imbróglio que se arrasta desde janeiro deste ano, a Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná, ABAV-PR, obteve na Justiça o direito de receber as comissões integrais de 10% e 9% (sobre vendas de passagens domésticas e internacionais, respectivamente) até o final do processo em 1ª instância. Com isso, as agências associadas à entidade mantêm os percentuais fixados em contrato com a companhia aérea.

Esta vitória é restrita à ABAV-PR, já que seu território não abrange agências de outros Estados. Porém, segundo a ABAV-PR, abre um precedente para as associações de outras regiões que também podem interceder na defesa dos direitos da classe.

"As agências de viagem obtêm a maior parcela de suas receitas das comissões pagas pelas empresas aéreas, portanto a redução abrupta, excessiva e injustificada dos valores causou e continua causando graves prejuízos financeiros ao setor, repercutindo no bom funcionamento das atividades junto ao público consumidor. A redução menospreza o trabalho dos agentes de viagem, prejudicando a cadeia produtiva do setor turístico", explica o advogado Alfredo de Assis Gonçalves Neto que, com seu colega Augusto do Amaral Dergint (do escritório Assis Gonçalves, Kloss Neto Advogados Associados), elaborou a ação contra a GOL.

Como suporte ao processo, Assis Gonçalves baseou-se no texto do novo Código Civil, que deixa claro ser o contrato entre as partes um contrato típico, de agência, (artigos 710 e seguintes do CC de 2002) diversamente do entendimento de julgados anteriores que o qualificavam como de comissão mercantil. Desta forma, a decisão impossibilita a GOL a redução unilateral do montante acordado, pois infringe o princípio da força obrigatória dos contratos relativamente à fixação dos valores de comissão, que provém do concurso de vontades validamente manifestadas pelas partes. "A GOL não concedeu às agências de viagem a oportunidade para negociações e a busca de alternativas, além de não respeitar o decurso de um prazo razoável para sua efetivação, que deve preceder o aviso prévio de, pelo menos, 90 dias em caso de rescisão unilateral, que não se deu. Aliás, não houve nem uma notificação regular sobre a redução, que foi anunciada com menos de um mês de antecedência, mediante comunicado informal e não datado", atesta Assis Gonçalves. Esta argumentação é, até então, inédita no trâmite dos processos relacionados contra a GOL, diz o advogado.

Histórico do caso

Em janeiro deste ano a GOL informou às agências de viagem a redução das comissões, de 10% nas vendas de passagens domésticas, para 7%, e de 9% às vendas internacionais, para 6%. Esta atitude gerou revolta no segmento que se organizou numa campanha nacional denominada "Gol Contra", sugerindo um boicote à companhia aérea.

A ABAV-PR, então, impetrou uma ação judicial contra a GOL, questionando a redução unilateral e intempestiva das comissões. Em maio, o Poder Judiciário reconheceu que houve uma ruptura súbita do contrato existente, ferindo o princípio jurídico da boa fé, determinando que, a partir daquela data (11/5) e nos próximos 90 dias, a GOL mantivesse a comissão fixada em contrato. Em 11/9 a 6ª Câmara Cível do TJ/PR acatou os argumentos da ABAV-PR e decidiu, por unanimidade, dar provimento ao recurso da Associação e postergar a determinação anterior até a decisão final em 1ª instância.

_______________________

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA