MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do Sorteio de obra "Comentários à Lei do Supersimples LC 123/2006"

Resultado do Sorteio de obra "Comentários à Lei do Supersimples LC 123/2006"

Da Redação

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Atualizado em 25 de setembro de 2007 10:52


Sorteio de obra

Migalhas tem a honra de realizar o sorteio da obra "Comentários à Lei do Supersimples LC 123/2006" (Editora Quartier Latin – 400 p.), coordenada por Halley Henares Neto, com a colaboração de renomados escritores entre os quais destaca-se Roberto Brocanelli Corona, quem gentilmente ofereceu a obra para sorteio.

Sobre a obra :

A Lei Complementar n° 123 (clique aqui), que é objeto de estudo na obra, entrou em vigor no dia 15.12.2006, data de sua publicação no DOU, mas observa-se que o regime tributário só começará a vigorar em 1° de julho de 2007. Haverá uma vacatio legis expressa para adequação das empresas ao regime do supersimples.

A partir de 1° de julho de 2007 estarão revogadas as Leis n°s 9.317/96 (clique aqui) (referente ao regime tributário das microempresas a empresas de pequeno porte – SIMPLES) e a 9.841/99 (clique aqui) (referente ao Estatuto da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte.

Esta lei gerou muita polêmica e elogios desde sua fase inicial como projeto de lei. Os economistas pregam a necessidade do desenvolvimento das micro e pequenas empresas por serem o caminho mais curto para a geração de empregos, renda e crescimento da economia.

Alguns objetivos foram atingidos como: a criação de um regime tributário único, compreendendo impostos federais, estadual e municipal; cumprimento do dispositivo constitucional (art. 170, IX), que determina a utilização de critérios deferenciados para as micro e pequenas empresas e outras medidas que facilitam o surgimento de novas micro e pequenas empresas. Mas, o que aparentemente parece uma vantagem precisa ser analisado dentro de um bom planejamento tributário, já que é facultativa a escolha deste regime diferenciado.

A Lei Complementar n° 123 trouxe alterações de tamanha abrangência que englobou a seara trabalhista, contábil, civil, societária, previdenciária e principalmente tributária.
O intuito desta obra é comentar todos os dispositivos legais, com comparações e análise das mudanças ocorridas. Ressaltamos que muitas questões ainda serão resolvidas e regulamentadas pelo Comitê Gestor.

O estudo conseguiu reunir especialistas de vários segmentos, que, cada qual em sua área, comentaram as diferentes situações que esta Lei Complementar trouxe ao mundo jurídico, pois afetam diretamente às pessoas e consequentemente a economia do país.

"Em certos artigos os autores fazem comparações do sistema, o que ajuda a compreender o que está sendo explicado, principalmente como era e de como é o atual sistema", afirma o juiz Sergio Pinto Martins que assina o prefácio da obra.

Sobre o coordenador da obra :

Halley Henares Neto, advogado, mestrando em Direito Administrativo na PUC/SP e especialista em Direito Tributário.

Sobre os colaboradores :

Leonardo Furtado Loubet, advogado e consultor tributário em Campo Grande/MS e em São Paulo/SP. Especialista e Mestrando em Direito Tributário pela PUC/SP. Professor de Graduação e de Pós-Graduação da UNIDERP e da UNAES e professor convidado da FGV/IAEE, todas em Campo Grande/MS.

Júlio César Martins Casarin, advogado em São Paulo e Porto Alegre. Especialista em Direito e Processo Civil.

Aline Paladini Mammana Lavieri, advogada em São Paulo, especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários – IBET – IBDT/USP, Educação Continuada em Contabilidade Fiscal pelo GVlaw - Programa de Especialização e Educação Continuada da Direito GV.

Sidnei Barjud, formado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo. Contador com especialização em tributos de várias empresas nacionais e multinacionais.
Colaborador: Arnaldo Rebello Junior, cursando Direito na Universidade Anhembi Morumbi, estagiário na área de Direito Tributário.

Alex Gozzi, advogado em São Paulo. Especialista em Direito Tributário e Bacharel em Ciências Contábeis pela PUC/SP.

Renata Rodrigues de Miranda, advogada em São Paulo e especialista em Direito Tributário e Direito Processual Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários – IBET.

Alexandre Tertuliano da Costa, especialista em tributos e indiretos. Consultor fiscal. Professor de cursos técnicos contábeis e fiscais. Coordenador de cursos tributários e contábeis para graduação e pós-graduação.

Marta Cristina da Costa Ferreira Cuellar, advogada em São Paulo, pós-graduanda em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários – IBET.

Eduardo Gonzaga de Oliveira Natal, advogado em São Paulo, especialista em Direito Tributário pela PUC/SP e em Direito Societário pela GVlaw - Programa de Especialização e Educação Continuada da Direito GV.

Antônio Sérgio Genga Filho, advogado em São Paulo e pós-graduando em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – COGEAE/PUC-SP.

Renata Lisboa Nachif Athayde, advogada em São Paulo, especialista em Direito do Consumidor pela Pontifícia Universidade Católica de Paulo PUC/SP, especialista em Direito Empresarial pela GVlaw - Programa de Especialização e Educação Continuada da Direito GV.

Rodrigo Camperlingo, advogado em São Paulo. Especialista em Direito Tributário pela PUC-COGEAE/SP. Palestrante e professor de pós-graduação (MBA Executivo) da Unisa Business School – SP e Coordenador de Cursos Tributários em São Paulo.

João Luiz de Morais Erse, especialista em Direito Internacional e das Relações Econômicas pela GVlaw - Programa de Especialização e Educação Continuada da Direito GV. Especialista em contratos internacionais pela Universidad de Salamanca – Espanha. Mestrando em Direito Sociatário IBMEC/SP. Advogado em São Paulo.
Colaborador: Felipe Chagas Villasuso Lago, bacharel em Direito pela FMU-SP.

Roberto Brocanelli Corona, possui graduação em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto, mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e professor titular da Universidade Paulista.

Priscila Tanaca, mestra em Direito Previdenciário pela PUC/SP, professora de Direito Previdenciário e advogada em São Paulo.

______________

 Resultado :

  • Marcos Vinícius Crisafuli Leuba
, advogado do escritório Masselli & Leuba Advogados, de Itajubá/MG

______________


Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA