MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Corrêa se despede do STF

Corrêa se despede do STF

Confira a emocionada despedida

Da Redação

sexta-feira, 7 de maio de 2004

Atualizado às 10:25

 

Corrêa se despede do STF

 

Ontem, o presidente do STF, ministro Maurício Corrêa, despediu-se do Plenário da Corte, participando da última sessão de julgamentos do STF antes de sua aposentadoria. Na próxima segunda-feira, o ministro Nelson Jobim assume a presidência do Supremo interinamente.

 

O ministro encerrou a Sessão Plenária anunciando presidir pela última vez o STF. Depois de atuar por quase dez anos como ministro da Corte, e de exercer a presidência nos últimos onze meses, Corrêa atinge a idade-limite de 70 anos no próximo dia 9.

 

No dia 19, será realizada eleição que deve confirmar o nome de Jobim na presidência e o da ministra Ellen Gracie na vice-presidência. Na mesma sessão, será marcada a data da posse da nova presidência do STF.

 

Despedida:

 

"Procurei neste período da Presidência assumir de fato e de direito a chefia do Poder Judiciário. Quando achei cabível, disse o que avaliei oportuno dizer. Se excedi não foi para ofender a quem quer que seja. Foi para enfatizar que existimos e precisamos ser respeitados (...) Sei que devo ter errado em muitos dos votos que neste Plenário proferi. Ao prolatá-los, contudo, jamais levei em conta qualquer outro desejo senão o de acertar".

 

Para finalizar, o ministro parafraseou o poema de Manuel Bandeira "Vou-me embora pra Passárgada". "Acaba 2004. Vem 2005. Em seguida 2006, 7 e 8. É o ciclo da vida, enquanto durar. Até amanhã para todos. Espero que todos tenham um bom final de semana. Nos veremos depois, quem sabe, no saguão de algum aeroporto. De lá pretendo pegar um avião e ir embora Para Passárgada".

_____________________ .