MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do Sorteio de obra "A Tutela Jurídica dos Recursos Vivos do Mar"

Resultado do Sorteio de obra "A Tutela Jurídica dos Recursos Vivos do Mar"

Da Redação

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Atualizado em 28 de setembro de 2007 08:55


Sorteio de obra

Migalhas tem a honra de realizar o sorteio da obra "A Tutela Jurídica dos Recursos Vivos do Mar – Na Zona Econômica Exclusiva" (Editora Max Limonad - 195 p.) e gentilmente oferecida pela autora Maria Helena Fonseca de Souza Rolim.


Não pode ser (lhe dize) limitada
A água do mar em tão pequeno vaso
Nem eu delicadezas vou contando
Co gosto do louvou, ma explicando
Puras verdades já por mim passadas
Oxalá foram fábulas sonhadas !
(CAMÕES – Lírica)


Sobre a obra :

O objeto nuclear desta obra é a análise da tutela jurídica dos recursos vivos do mar, na zona Econômica Exclusiva, face à evolução deste conceito, que se origina no Direito consuetudinário latino americano, e o regime jurídico para este espaço oceânico, definido na Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, de Montego Bay, de 1982 – CONVEMAR, codificação máxima do Novo Direito do Mar.

Fascinante tarefa, mas eivada de complexidades e paradoxos, evocando observações de modelos referenciais, no plano do direito interno, como contribuição à analise central da pesquisa.
Nossa preocupação é observar o fluxo e refluxo entre Direito interno e Direito Internacional, com ênfase para o impacto da CONVEMAR, no plano internacional, adotou, no âmbito interno, pela Lei n. 8. 617, de 4 de janeiro de 1993, nova divisão para as águas territoriais, nos moldes da Convenção Montego Bay.

Entretanto, o regime para a ZEE encontra-se em estágio de formação em nosso ornamento jurídico, que ainda não se adequou à teologia do novo Direito do Mar, inexistindo jurisprudência formada à respeito.

À luz do que preconiza a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM), a doutora Maria Helena Rolim caracteriza o regime jurídico da ZEE. Em seguida, procura correlacionar as atividades de pesca com a proteção do meio marinho. E prossegue com a descrição das responsabilidades brasileiras em decorrência do novo Direito do Mar, citando o modelo japonês como referência comparativa. Por fim, apresenta uma proposta de Anteprojeto da Lei de Pesca, elaborada em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Amazônia Legal, tendo sugerido os aspectos legais vinculados à ZEE.

A CNUDM, em vigor desde novembro de 1994, e já ratificada pelo Brasil, confere direito aos Estados costureiros mas também a eles atribui obrigações. Dentre as obrigações previstas na Convenção por certo ressalta a necessidade de fixar as capturas permissíveis dos recursos vivos da ZEE e de promover a utilização ótima desses recursos.

Sobre a autora :

Maria Helena Fonseca de Souza Rolim, cursou a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, bacharelando –se em 1972. Fez o curso de pós-graduação na FADUSP, conquistando o grau de mestrado, em 1980, com a tese "Poluição Marítima por Óleo Decorrente dos Transportes Marítimos". Em 1993 doutorou-se, ainda na USP, defendendo a tese "Tutela Jurídica dos Recursos Vivos do Mar". Ao longo de todos esses anos, representou o Brasil em várias atividades no exterior, sendo agraciada com a medalha "Amigos da Marinha" por seus relevantes serviços prestados ao país, notadamente na área de Direito do Mar. Foi professora de Direito Internacional na FADUSP e consultora da ONU na área de Direito do Mar.

_____________

Resultado :

  • Adriana Aghinoni Fantin, advogada da Advocacia Geral da União, de Brasília/DF.

  • Fábio Brescovit Pinto, advogado do escritório Brescovit Advocacia e Assessoria Jurídica, de Pelotas/RS.
  • Jeferson Benthien, assessor jurídico do TJ/PR, de Curitiba/PR.


______________


Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...