Prefeitura de SP e Instituições firmam convênio para requalificação do Largo São Francisco
O consórcio é formado também pela Associação dos Antigos Alunos da FDUSP e pela Fundação Arcadas e prevê o desenvolvimento de estudos e projetos de requalificação do Largo e de seu entorno.
Da Redação
quinta-feira, 13 de agosto de 2026
Atualizado às 09:27
Na simbólica data de 11/8, a Prefeitura de São Paulo e USP assinaram um convênio de Requalificação do Largo de São Francisco. O consórcio é formado também pela Associação dos Antigos Alunos da FDUSP e pela Fundação Arcadas e prevê o desenvolvimento de estudos e projetos de requalificação do largo e de seu entorno.
A iniciativa integra o conjunto de ações voltadas à revitalização e à reocupação do Centro paulistano e prevê a elaboração de soluções para ampliar a segurança, a acessibilidade e a permanência de pessoas no território, além de valorizar o patrimônio histórico e fortalecer a identidade do Largo São Francisco como um dos principais espaços públicos do Centro.
No ano que inicia os festejos de seu bicentenário, o tradicional endereço das arcadas vê planos de integração entre os novos espaços da FDUSP: o recém-incorporado Palácio do Comércio (antiga sede da Fecap, incorporada pela USP em 2024) e o novo edifício da Biblioteca, em construção na rua Riachuelo. A proposta prevê ainda a ampliação de 1.500 m² de calçadas, a redução do tráfego de veículos com prioridade ao pedestre, o reforço da iluminação e da acessibilidade, além do plantio de árvores da Mata Atlântica e da restauração da fonte histórica do Largo. O consórcio terá 180 dias para entregar os estudos técnicos e executivos.
As propostas deverão considerar ainda as conexões do Largo São Francisco com a Praça da Sé, o Vale do Anhangabaú, a Praça da Bandeira, o Terminal Bandeira e as estações Sé e Anhangabaú do Metrô. A intenção é tratar o largo como parte de um sistema integrado de espaços públicos e deslocamentos do Centro, e não como uma área isolada.
O perímetro do projeto abrange o Largo São Francisco e trechos das ruas José Bonifácio, São Francisco, do Ouvidor, Benjamin Constant, Senador Feijó, Cristóvão Colombo e Riachuelo, além de trecho da avenida Brigadeiro Luís Antônio.
A iniciativa considera a importância histórica e simbólica do local, um dos núcleos mais antigos da formação urbana paulistana. Conforme destacou a Diretora da FDUSP, professora Ana Elisa Bechara, a FD está no Largo há 200 anos, tempo em que a cidade passou por muitas transformações. "Não víamos outra forma melhor de comemorar nosso bicentenário do que presenteando nossa sociedade com um projeto de requalificação, aqui do entorno do Largo de São Francisco e, por que não, a requalificação do próprio Centro da cidade", acrescentou.
Roberto Quiroga, presidente da Fundação Arcadas e sócio do Mattos Filho, foi um dos responsáveis por reunir a advocacia para o engajamento no projeto de requalificação. A iniciativa recebe o apoio dos escritórios Demarest Advogados, Dias de Souza Advogados Associados, Krakowiak, Lefosse Advogados, Machado Meyer Advogados, Mattos Filho e Pinheiro Neto Advogados.
"Apoiar a requalificação do Largo de São Francisco é, para mim, uma forma de retribuir à casa que ajudou a formar gerações de juristas e onde também me formei. Ver as Arcadas se preparando para o Bicentenário com um centro histórico revitalizado, mais acessível e integrado à cidade, é motivo de enorme orgulho. O Demarest tem a convicção de que investir em patrimônio, memória e espaço público é investir no futuro do Direito e de São Paulo", afirma José Diaz, managing partner do Demarest Advogados, graduado e mestre em Direito pela USP.