Livro sobre Sistemas Eleitorais é lançado em Brasília
Obra de Luiz Felipe Gallotti Rodrigues analisa o sistema alemão como alternativa ao modelo adotado para a eleição da Câmara dos Deputados desde 1988.
Da Redação
segunda-feira, 17 de agosto de 2026
Atualizado às 11:39
O advogado Luiz Felipe Gallotti Rodrigues lança amanhã, 18/8, o livro "Sistemas Eleitorais – O modelo alemão como fonte de inspiração para a reforma política no Brasil" (Editora Lumen Juris, 216p.). O evento será realizado às 19h, no SHIS QL 8, Conjunto 9, Casa 2, em Brasília.
A obra aborda o sistema eleitoral brasileiro e analisa o modelo alemão como referência para uma possível reforma política no país. O autor examina o sistema proporcional em lista aberta adotado para a eleição da Câmara dos Deputados desde a Constituição de 1988 e discute seus efeitos sobre o funcionamento político brasileiro.
O livro tem apresentação de Carlos Bastide Horbach, ex-ministro do TSE e professor de Direito Constitucional da USP, e prefácio de Luís Roberto Barroso, ex-presidente do STF e professor titular da UERJ.
No prefácio, Barroso, afirma que o tema demanda conhecimento e mudanças. Em sua avaliação, a publicação apresenta uma análise do sistema eleitoral e contribui para o debate sobre a matéria.
Barroso também destaca aspectos da pesquisa desenvolvida por Gallotti Rodrigues, como a formulação de diagnósticos sobre o sistema eleitoral e a apresentação de propostas. Para o ex-presidente do STF, o estudo combina propostas de transformação com alternativas consideradas viáveis e necessárias.