MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SP - Sai de cena o Diário Oficial em papel

TJ/SP - Sai de cena o Diário Oficial em papel

X

Da Redação

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Atualizado às 08:35


WWW

Sai de cena o Diário Oficial em papel

A versão em papel do Diário Oficial do Poder Judiciário está com os dias contados. Desde ontem o Diário Oficial não tem mais exemplares impressos, somente a versão eletrônica.

O TJ/SP gasta anualmente cerca de R$ 5 milhões com a versão impressa e, apenas este ano, está economizando aproximadamente R$ 1 milhão referente aos meses de outubro a dezembro.

O Diário Oficial encerrou sua versão impressa na 183º edição, completando 77 anos de funcionamento. Com uma tiragem média de 10 mil exemplares, deixarão de ser gastas 17 toneladas de papel, o que economiza 340 árvores por edição, segundo o critério da ong ambiente Brasil, que estima que cada 50 quilos de papel economizado equivale a uma árvore. Além disso, se fossem colocadas todas as folhas lado a lado, essa quantidade de papel corresponderia a 76 quilômetros, o que significa uma viagem de São Paulo a São José dos Campos por dia, informa o TJ/SP.

O TJ/RS já possui o diário oficial eletrônico como único meio para suas publicações oficiais. Implantado há mais de um ano, o diário oficial eletrônico conviveu com a versão impressa em seus primeiros 30 dias de existência. A partir de então este começou a ser extinto gradativamente.

No TRT/SP o diário oficial de papel também está com os dias contados. A versão eletrônica já está disponível pela Internet e a previsão é que até o fim de outubro a versão impressa seja totalmente extinta.

Como acessar

O Diário de Justiça eletrônico pode ser acessado pelo site (clique aqui) e será dividido em 5 cadernos:

 caderno 1 - Administrativo

 caderno 2 - Judicial - 2ª instância

 caderno 3 - Judicial - 1ª instância - capital

 caderno 4 - Judicial - 1ª instância - interior

 caderno 5 - Editais e leilões

Os cadernos podem ser lidos na íntegra ou por meio da busca avançada, onde o usuário digita a palavra que quer localizar e o próprio sistema faz a busca. Qualquer pessoa pode ter acesso gratuitamente, pois não há necessidade de senha. Os prazos processuais continuam a ser contados a partir do primeiro dia útil seguinte ao da publicação.

Sempre estarão disponíveis as sete últimas edições do DJE. Caso o usuário queira edições anteriores terá que pagar uma taxa por hora de acesso. A tecnologia utilizada na elaboração do DJE atende aos mais rigorosos quesitos de segurança, com certificação digital.

__________________