segunda-feira, 4 de julho de 2022

MIGALHAS QUENTES

fechar

Cadastre-se para receber o informativo gratuitamente

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do Sorteio de obra "Crônicas de Guerra"

Resultado do Sorteio de obra "Crônicas de Guerra"

sexta-feira, 5 de outubro de 2007


Sorteio de obra

Migalhas tem a honra de realizar o sorteio de dois exemplares da obra "Crônicas da Guerra" (Saint Paul Editora - 144 p.), escrita pelo insubstituível advogado J. M. Pinheiro Neto e gentilmente oferecida pelo Instituto Cultural José Martins Pinheiro Neto.

Sobre a obra :

Em setembro de 1939, quando Pinheiro preparava-se para ir à Inglaterra, eclodiu a II Guerra Mundial. Mesmo diante dos riscos e da preocupação do seu pai, que lhe proibiu de partir, Pinheiro não desistiu e seguiu para uma das grandes aventuras da sua vida.

Crônicas da Guerra traz relatos emocionantes de experiências vivenciadas por um dos mais renomados advogados brasileiros, José Martins Pinheiro Neto, quando este atuou como correspondente da famosa rádio inglesa British Broadcasting Corporation (BBC), em plena Segunda Guerra Mundial.

Por conta do seu trabalho na BBC o Pinheiro recebeu do Rei George VI uma medalha por serviços prestados a Cause of Freedom. Posteriormente, por serviços prestados à comunidade britânica no Brasil foi novamente condecorado como Comander of the British Empire e finalmente como Knight of the British Empire, o que permitiria a ele, se fosse cidadão britânico, utilizar o título de sir. O Pinheiro recebeu também a Ordem de Nassau do Governo Holandês.

A pedido de Assis Chateaubriant, o "Chatô", como ele o chamava, Pinheiro decidiu, então, elaborar um livro contando toda a sua experiência de viagem para a Inglaterra. No entanto, não levou a idéia adiante por achar que não valeria a pena. Após seu falecimento, em 2005, aos 88 anos, sua família criou o Instituto Cultural José Martins Pinheiro Neto, uma associação sem fins lucrativos cuja missão é homenagear esse ilustre advogado e preservara sua memória, através da publicação deste e de outros livros escritos pelo próprio Pinheiro.

A obra contém as primeiras impressões sobre a Inglaterra, o cotidiano na rádio, as reflexões sobre o trabalho como escritor, os detalhes da Segunda Guerra, a conjuntura mundial do período e muitos outros assuntos estão presentes nos manuscritos redigidos por Pinheiro Neto. Os relatos foram mantidos intactos, inclusive com a ortografia da época, para que o texto não fosse desvirtuado por alterações, estão sob a forma de manuscritos redigidos pelo próprio Pinheiro, bem como para proporcionar ao leitor um regresso àqueles dias de guerra.

"Divirtam-se, como eu me diverti, aproveitando para conhecer um pouco mais quem foi meu pai", Fernando Bernardes Pinheiro, que preparou esta obra póstuma em memória de seu pai.

Sobre o autor :

Ao fundar a primeira sociedade de advogados do Brasil, José Martins Pinheiro Neto (21/8/1917 - 21/9/2005)revolucionou o perfil dessa profissão no país. De corresponde da BBC em Londres, durante a Segunda Guerra Mundial, a mentor da maior firma de advocacia da América Latina, Pinheiro Neto traçou um longo percurso. Com coragem e determinação, promoveu o respeito à ética e instituiu a lealdade como ferramenta indispensável nas relações entre pessoas e grupos empresariais.

Antecipando-se à globalização, exerceu um papel fundamental na atração de investimento estrangeiro. Muito antes da propagação dos conceitos de marketing, exigiu de seus colegas a valorização do cliente e o cuidado com a qualidade dos serviços prestados. Polêmico, amado e criticado, fez de seu escritório, Pinheiro Neto Advogados, um navio-escola de onde saíram diversos profissionais que hoje lideram os maiores escritórios de advocacia empresarial no Brasil. Seu trabalho e o escritório são um capítulo fundamental na história da advocacia no Brasil.

______________

 Resultado :

  • Klaus Schnitzler, advogado do escritório Mathias & Mikowski - Advogados Associados, de Curitiba/PR           

  • Rodrigo Oliveira Ragni de Castro Leite, procurador jurídico da Prefeitura Municipal de Ilha Comprida, de Ilha Comprida/SP    


______________



Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 2/10/2007 09:55