MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. João Domingos Advogados vence competição de Direito do Agronegócio
Conquista

João Domingos Advogados vence competição de Direito do Agronegócio

Disputa foi dividida em duas etapas, com questões objetivas sobre crédito rural, contratos agrários e legislação ambiental, além da sustentação oral de um caso concreto.

Da Redação

quarta-feira, 30 de setembro de 2026

Atualizado às 10:11

A equipe do João Domingos Advogados conquistou o primeiro lugar na "3ª Competição Goiana de Direito do Agronegócio", promovida pelo IEAD - Instituto de Estudos Avançados de Direito. Com quatro equipes e 18 inscritos, a competição avaliou conhecimentos técnicos e habilidades de argumentação em questões relacionadas ao setor agropecuário. Além do título, a equipe recebeu o prêmio de melhor orador da segunda fase.

Representaram o escritório Matheus Cirqueira, do 10º período da FacUnicamps; Rayane Pires Marques, do 9º período do IPOG; Marília Emília, do 8º período da PUC; e Thieli Dias, do 3º período da PUC.

A disputa foi dividida em duas etapas. Na primeira, os participantes responderam a dez questões objetivas sobre temas como regime jurídico do agronegócio, crédito rural, instrumentos de financiamento privado, legislação ambiental, contratos agrários, execuções rurais e prorrogação de dívidas. A avaliação também abordou a função social da terra e a impenhorabilidade do bem de família e da pequena propriedade rural.

Na segunda fase, as equipes realizaram a sustentação oral de um caso concreto. O material, composto por recurso de apelação e contrarrazões, foi encaminhado aos participantes com cerca de dez dias de antecedência. A etapa exigiu análise das teses jurídicas, domínio técnico e clareza na apresentação dos argumentos.

 (Imagem: Divulgação )

Equipe respondeu a questões sobre Direito do Agronegócio e fez sustentação oral de caso concreto na competição.(Imagem: Divulgação )

A preparação da equipe do João Domingos Advogados durou aproximadamente um mês, com estudos direcionados e treinamento para a resolução do caso e a sustentação oral. Segundo os participantes, a vivência no escritório contribuiu para o desempenho, ao aproximar os conteúdos estudados das demandas jurídicas do agronegócio acompanhadas na rotina da banca.

Após a conquista, os integrantes pretendem compartilhar o aprendizado com outros membros da equipe e contribuir para a preparação de representantes do escritório nas próximas edições da competição.

João Domingos Advogados