quinta-feira, 26 de maio de 2022

MIGALHAS QUENTES

fechar

Cadastre-se para receber o informativo gratuitamente

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Vale do Rio Doce e grupo chinês assinam acordo para construção de fábrica no Brasil

Vale do Rio Doce e grupo chinês assinam acordo para construção de fábrica no Brasil

quinta-feira, 4 de outubro de 2007


Sociedade anônima

Vale do Rio Doce e grupo chinês assinam acordo para construção de fábrica no Brasil

Dirigentes da Companhia Vale do Rio Doce e do grupo siderúrgico chinês Baosteel Group Corporation assinaram na manhã de ontem a ata de constituição de uma sociedade anônima, além dos Estatutos e Acordo de Acionistas, para concretização do projeto de parceria para construção de uma fábrica de chapas de aço no Espírito Santo.

Com capacidade para produção entre 3 a 10 milhões de toneladas anuais, a nova Usina de Aço será implantada no futuro Pólo Industrial e de Serviços de Anchieta, a ser constituído pelo governo do Espírito Santo.

A parceria foi viabilizada, pelo lado da Baosteel, graças ao trabalho de assessoria jurídica comandada pela advogada Heloisa Bonciani Nader Di Cunto, sócia do escritório Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados, uma das mais tradicionais bancas de advocacia de São Paulo e um dos poucos escritórios que atuam com filial na China. A filial do DGCGT em Pequim vem auxiliando a empresa chinesa nesse empreendimento desde o início de 2003, quando surgiram os primeiros projetos de instalação de uma siderúrgica no Brasil.

O contrato da sociedade anônima prevê a parceria das duas empresas para, numa primeira fase, a realização dos estudos de viabilidade para a instalação de Usina de Aço no Espírito Santo, no Pólo Industrial e de Serviços de Anchieta, e, posteriormente, se o projeto for viável, a instalação da Usina propriamente dita no Estado.

Trata-se da maior parceria já firmada entre o Brasil e China na história de relações comerciais dos dois países. O Memorando de Entendimentos das empresas já havia sido firmado entre as duas companhias no último dia 23 de agosto, na sede da CVRD do Rio de Janeiro.

A brasileira Vale do Rio Doce é hoje a maior produtora mundial de minério de ferro e de ferro semiprocessado e exportadora mundial de matéria-prima para a produção de aço, enquanto a Baosteel Group Corporation é o maior grupo siderúrgico da China, hoje maior importador de aço.

___________________

 

 

 

 

__________________

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 4/10/2007 08:20