MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Carta ao New York Times

Carta ao New York Times

O embaixador brasileiro em Washington, Roberto Abdenur

Da Redação

terça-feira, 11 de maio de 2004

Atualizado às 14:36

 

Carta ao New York Times

 

O embaixador brasileiro em Washington, Roberto Abdenur, enviou uma carta ao jornal norte-americano The New York Times em resposta ao texto publicado no último sábado sobre o suposto envolvimento do presidente Lula com bebidas alcoólicas. O site do jornal norte-americano publicou a íntegra do texto em inglês. O embaixador classifica a reportagem de "ofensiva" e "totalmente infundada".

 

 

Leia abaixo a tradução do carta:

 

'Para o Editor:

 

'Li com perplexidade e indignação o artigo de 9 de maio sobre o presidente do Brasil. À luz do título, "Ato de bebericar do líder brasileiro se torna preocupação nacional", seria de esperar que qualquer jornalista sério apresentasse fontes locais confiáveis ou sólida cobertura da mídia para sustentar tal afirmação, mas certamente não foi o que aconteceu quando o próprio repórter se refere a isso como "especulação", "boato" e "histórias".

 

'Como um longo artigo pode ser escrito tentando apresentar como fatos reais algo que o próprio jornalista sugere que talvez nem exista?

 

'O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um líder e estadista respeitado no Brasil e no mundo todo. Inclusive no mês passado, a revista Time incluiu seu nome entre as 100 pessoas mais influentes da Terra. Isso aconteceu como reconhecimento de seu papel como novo porta-voz do mundo em desenvolvimento, alguém que procura um mundo mais justo por meio de reformas, austeridade econômica e justiça social.

 

'O prestígio pessoal do presidente Lula, que tem origem num país em desenvolvimento, acaba gerando todo tipo de reação, muitas delas dirigidas para a diminuição do brilho da sua liderança. É surpreendente e lamentável que o jornal The New York Times tenha dado crédito a uma história tão ofensiva e totalmente infundada.

 

ROBERTO ABDENUR Embaixador do Brasil Washington, 10 de maio de 2004'

 

____________________..