MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Autopeças - Para advogado, decisões dos juízes de primeira instância desrespeitam posição do TJ/SP

Autopeças - Para advogado, decisões dos juízes de primeira instância desrespeitam posição do TJ/SP

Da Redação

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Atualizado às 08:10


Opinião

Para advogado, decisões dos juízes de primeira instância desrespeitam posição do TJ/SP

Os recentes mandados de busca e apreensão, expedidos pelos juízes de primeira instância às empresas do mercado independente de reposição de autopeças, contrariam a decisão unânime da 29ª Câmara de Direito Privado do TJ/SP, que o reconhece e o qualifica como um mercado extremamente competitivo e com produtos de qualidade. É o que diz o advogado da ANFAPE - Associação Nacional dos Fabricantes de Autopeças e sócio do escritório Farina e Estanislau do Amaral Advogados, Laércio Farina.

Nos últimos meses, foram oito mandados, que apreenderam faróis, pára-choques, latarias, calotas e grades dos modelos EcoSport e Fiesta 2003. Tais ações, segundo o advogado, se contrapõem à extinção pela 29ª Câmara de ação civil pública proposta pelo Ministério Público, na qual o órgão buscava, dentre outras medidas, o tabelamento de preços das autopeças comercializadas nas concessionárias e agentes autorizados.

A justificativa para a extinção, em voto assinado pelo desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, é a de que "qualquer consumidor que não quiser adquirir autopeças de reposição da marca original de seu veículo nas concessionárias autorizadas, por entender que o preço é abusivo, poderá encontrar, com certeza, nas milhares de lojas revendedoras de autopeças independentes de nosso país, reconhecidamente um mercado extremamente competitivo, com produtos de qualidade similar às denominadas autopeças originais".

Para o advogado Laércio Farina, "as decisões dos juízes de primeira instância, além de ignorarem a validade do mercado independente de reposição de autopeças, já reconhecidas por seus superiores, acarretam, a cada peça apreendida, em uma opção a menos ao consumidor de adquirir um produto mais barato no mercado independente, deixando-o refém dos preços cobrados pelas montadoras".

De acordo com o presidente da ANFAPE, Renato Ayres Fonseca, os juízes têm entendido ser direito das montadoras questionar a fabricação de autopeças pelo mercado independente. Mas, para ele, há um abuso de direito das montadoras, já que eliminam a concorrência. "O direito de propriedade industrial não pode se sobrepor à livre concorrência. O mercado relevante de uma montadora é a comercialização de veículos novos, e não a reposição de autopeças", ressalta.

Segundo Fonseca, desde abril deste ano a ANFAPE trava, por meio do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência - SBDC, uma batalha contra a indústria automobilística. Isso porque, completa o presidente, grandes montadoras instaladas no país estão registrando o desenho industrial dos componentes visuais de seus veículos para tentar impedir, mediante o envio de notificações extrajudiciais e ações resultantes em buscas e apreensões, que os fabricantes independentes produzam e comercializem essas peças. "O registro nesse caso somente é válido para evitar que um concorrente, ou seja, uma outra montadora, copie determinado modelo de veículo", conclui Fonseca.

_________
___________

  • Leia mais

12/7 - Registros de desenhos industriais no mercado de reposição ferem direito do consumidor - clique aqui.

_________________

 

 

 

 

_________________

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...