MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Fernando Gabeira abre Campanha do Meio Ambiente da OAB/SP

Fernando Gabeira abre Campanha do Meio Ambiente da OAB/SP

Da Redação

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Atualizado às 08:22


Caos ambiental

Fernando Gabeira abre Campanha do Meio Ambiente da OAB/SP

No intuito de colaborar para frear o caos ambiental, a OAB/SP lança no dia 31/10, às 10h, em sua sede, uma Campanha em Defesa do Meio Ambiente, que pretende unir esforços de entidades, ongs e órgãos públicos no sentido de reunir propostas, difundir experiências, ressaltar a educação ambiental, apoiar iniciativas que estejam dando certo e cobrar políticas públicas mais efetivas na área.

No lançamento da Campanha do Meio Ambiente, o deputado federal Fernando Gabeira - PV/RJ fará a palestra de abertura. Gabeira vai analisar o crescimento sustentável, a emissão de gases que levam ao efeito estufa, as mudanças climáticas, práticas socioambientais que possibilitem recuperar o que já está comprometido e o papel do Brasil no contexto mundial.

"A OAB/SP, enquanto representante da sociedade civil - e cuja Comissão do Meio Ambiente foi criada há mais de 10 anos - não poderia deixar de alertar todos sobre a necessidade imperiosa de arregaçar as mangas para proteger nosso planeta. Seja adotando atitudes, desde as mais comezinhas, como recolher óleo de cozinha até debater questões complexas, como as mudanças climáticas", afirma Carlos Alberto Maluf Sanseverino, presidente da Comissão do Meio Ambiente da OAB/SP. Ao longo da campanha, a OAB/SP também pretende receber todos os tipos de denúncias envolvendo o meio ambiente.

Na avaliação do presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, São Paulo tem algumas iniciativas práticas que podem servir de exemplo, como a obrigatoriedade de uso de energia solar nos novos prédios da cidade "No entanto, devemos ficar atentos para tudo o que acontece no país. O avanço da agropecuária e do biocombustível, por exemplo, não podem deixar de ser uma solução para o crescimento e se tornarem um problema para a preservação ambiental, decorrente do desmatamento e contaminação do solo", adverte D'Urso.

Além de conscientizar sobre a responsabilidade socioambiental e buscar alternativas para o crescimento sustentável, a campanha ecológica da OAB/SP também visa congregar o trabalho de inúmeras comissões da Ordem no sentido de desenvolver iniciativas pontuais, como plantio de árvores e reciclagens.

Inscrições para a palestra no Setor de Atendimento da OAB/SP - Praça da Sé, 385 - térreo ou pelo site (clique aqui).

______________

_______________