MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. União Européia ameaça embargar carne brasileira

União Européia ameaça embargar carne brasileira

Da Redação

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Atualizado às 16:26


Exportação

União Européia ameaça embargar carne brasileira

O comissário de Saúde da União Européia, Markus Kyprianou, garantiu nesta terça-feira aos deputados europeus que o comitê executivo do bloco poderá embargar toda importação de carne do Brasil se o país não melhorar os controles sanitários sobre o produto até o final deste ano.

"Identificamos fraquezas no Brasil e pressionamos o país para corrigi-las. Se a situação não melhorar no prazo dado, que vai até o final deste ano, tomaremos qualquer medida que seja necessária, incluindo um embargo", afirmou Kyprianou em um novo debate sobre o tema no Parlamento Europeu.

Durante todo este ano a carne brasileira vem enfrentando duras críticas por parte dos deputados europeus, que alegam que o sistema de controle sanitário do país é insuficiente para garantir que o produto vendido à Europa seja procedente das zonas livres de febre aftosa.

Fontes diplomáticas brasileiras defendem que as acusações têm motivos comerciais.

Os principais críticos da carne brasileira são deputados da Irlanda e da Grã-Bretanha, países que este ano contabilizaram grande perdas devido a focos de febre aftosa e de língua azul - como é conhecida a febre catarral ovina.

O Brasil é o principal exportador mundial de carne. Em 2006 as vendas externas do produto somaram 3,9 bilhões de dólares, dos quais 38,5% (1,5 bilhão de dólares) foram para a UE.

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil prevê um aumento global das exportações de até 15% em 2007.

Cautela

Diante da pressão dos deputados europeus, a posição do comissário Kyprianou tem sido cautelosa.

Em julho, respaldado por uma avaliação do Departamento de Alimentação e Veterinária da UE (FVO, na sigla em inglês), responsável pelo controle sanitário, Kyprianou afirmou que, apesar de os controles sanitários no Brasil não serem "ideais", o país cumpria com todos os critérios exigidos pela legislação do bloco e não colocava em risco a saúde dos europeus.

Uma nova missão da FVO avaliará a situação no dia seis de novembro.

As autoridades brasileiras têm até esta data para implementar melhorias exigidas pela UE, inclusive no sistema de rastreamento que comprova o Estado do qual procede o gado.

Esta será a nona inspeção européia ao Brasil desde a descoberta de focos de febre aftosa no Mato Grosso do Sul, em 2005, que proibiu a importação de toda carne produzida neste Estado, em São Paulo e no Paraná.

_____________________

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...