MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB/SP participa hoje de megashow contra a CPMF no Vale do Anhangabaú

OAB/SP participa hoje de megashow contra a CPMF no Vale do Anhangabaú

Da Redação

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Atualizado às 10:56


OAB/SP


 

Hoje, megashow contra a CPMF no Vale do Anhangabaú

 

Como uma das entidades líderes do movimento nacional contra a prorrogação da cobrança da CPMF, OAB/SP participa do super show "Tributo contra o Tributo", que pretende levar dois milhões de pessoas ao Vale do Anhangabaú, hoje a partir das 17h30. O evento - que promete reviver as grandes manifestações da capital paulista - contará com a música de Zezé Di Camargo e Luciano, KLB, CPM 22, Fresno, NX Zero, além de bandas baianas e grupos de rap e hip-hop.  

 

"Com forte pressão, exercida pelo Palácio do Planalto cobrando abertamente empenho dos partidos da base aliada, o Congresso Nacional sinaliza a continuidade da CPMF, instituída em 1996, com propósito de aliviar o caos na Saúde Pública e que já arrecadou R$ 186 bilhões e em nada aliviou p sofrimento dos cidadãos Cerca de R$ 33 bilhões desse total, o equivalente a 18% do bolo, que deveriam ser aplicados para complementar o financiamento da saúde pública e de políticas sociais preventivas, ficaram no caixa do Tesouro Nacional gerando o superávit primário que tem batido sucessivos recordes no atual governo", avalia o presidente da OAB/SP - Luiz Flávio Borges D'Urso.

 

O evento - lembra o presidente da OAB/SP - está sendo convocando justamente para a sociedade se manifestar contra o governo federal que usa todos os meios para pressionar os congressistas a estender, por mais quatro o recolhimento da CPMF, previsto para terminar o dia 31 de dezembro próximo, e mostrar que o imposto pesa mais no bolso dos pobres do que dos riscos. "Mas, a sociedade precisa se mobilizar e lotar o Vale do Anhangabaú numa demonstração de descontentamento", diz D'Urso, destacando que o imposto é injusto e tem reflexo direto no aumento das despesas públicas, inibindo o investimento e desestimulando a expansão do crédito.

 

D'Urso destaca ainda que, com seu caráter regressivo, quanto menor o rendimento do cidadão, maior o impacto da CPMF. Ou seja, os mais pobres acabam arcando proporcionalmente mais com esse tributo do que os mais favorecidos. "Para a sua manutenção, o governo difunde a falsa idéia de que a CPMF é o único instrumento de fiscalização para combater a sonegação. Temos visto o contrário no dia-a-dia. Existem outros instrumentos para combater a sonegação. Não se combate sonegação com mais tributação. Por isso, devemos obrigatoriamente somar forças para barrar a sua perpetuação", afirma o presidente da OAB/SP.

 

_____________________

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA