MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do Sorteio de obra "Patentes Farmacêuticas e Acesso a Medicamentos"

Resultado do Sorteio de obra "Patentes Farmacêuticas e Acesso a Medicamentos"

Da Redação

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Atualizado em 18 de outubro de 2007 16:48


Sorteio de obra

Migalhas tem a honra de realizar o sorteio da obra "Patentes Farmacêuticas e Acesso a Medicamentos" (Editora Atlas - 216 p.), escrita por Patrícia Luciane de Carvalho, que gentilmente a ofereceu para sorteio.

Sobre a obra :

O objetivo deste livro é analisar o direito ao acesso a medicamentos e o direito às patentes farmacêuticas sob o enfoque dos direitos humanos, com destaque para o desenvolvimento sustentável. Analisa-se, de forma sistêmica, a proteção oferecida ao acesso a medicamentos, às patentes farmacêuticas e ao desenvolvimento, pela ordem internacional e pela ordem jurídica nacional. Avaliam-se a eficácia conjugada desses direitos, as controvérsias dessa necessária conjugação, as flexibilidades dos tratados e da legislação para melhor eficiência dos direitos e as alternativas para a realização dessas respectivas proteções, para que as mesmas colaborem com o desenvolvimento sustentável.

Constata-se que o direito ao acesso a medicamentos envolve interesse público e privado: consequentemente, é necessária a análise conjugada com o direito ás patentes farmacêuticas. Interesse público porque se trata de prestação de serviço sob responsabilidade do ente estatal, correspondente a direito humano, normalmente incorporado como direito fundamental, então com proteção constitucional especial. Interesse privado porque compreende pesquisa, desenvolvimento e investimento, especialmente, da iniciativa privada para a fabricação de medicamentos.

Sob a ótica dos direitos humanos, a autora enfrenta com firmeza e elevada competência acadêmica essas tantas tensões e dilemas decorrente, de um lado, da proteção ao direito de propriedade intelectual (prevista, por exemplo, pelo TRIPS) e, de outro, da proteção ao direito à saúde (prevista, por exemplo, pelo Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais), considerando o prisma do Direito Internacional e Direito Interno, bem como do direito ao desenvolvimento sustentável em face da assimétrica relação entre os países desenvolvidos e em desenvolvimento. A indagação central a permear todo livro é: Como assegurar a plena realização do acesso a medicamentos sem o desrespeito ao direito às patentes farmacêuticas? Qual é a desejável ponderação de bens jurídicos sob a perspectiva dos direitos humanos?

O ponto de partida da obra é o estudo da proteção do direito ao acesso a medicamentos na ordem internacional e interna, para, então, transitar pela análise da proteção do direito a patentes farmacêuticas também na ordem jurídica internacional e interna. É a partir deste acúmulo que a autora avança nas suas pertinentes conclusões, ao tecer o diálogo e a relação entre o direito a acesso a medicamentos e o direito a patentes farmacêuticas, no sentido de alcançar um adequado e razoável equilíbrio, sempre louvando o princípio da dignidade humana e o direito ao desenvolvimento sustentável.

O tema não poderia ser mais oportuno e relevante, tendo em vista a inédita decisão do Estado brasileiro de determinar o licenciamento compulsório de medicamento para o tratamento da Aids, produzido por laboratório multinacional, com fundamento em interesse público, em 4 de maio de 2007.

Compartilha-se da visão da autora de que o direito à propriedade intelectual não deve ser considerado ilimitado ou absoluto, na medida em que tem uma função social. Há que se buscar um adequado equilíbrio entre a proteção dos direitos do inventor e de exploração comercial de um invento científico e os direitos sociais, dentre eles a saúde.

Neste cenário, os interesses privados do inventor e de exploração comercial, bem como regime de patentes, não podem impedir que os Estados implementem as obrigações internacionais decorrentes dos progressos científicos, como assinalou o Comitê da ONU sobre os Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, em Recomendação Geral n° 17, de novembro de 2005. Daí a necessidade de compatibilizar os tratados comerciais à luz dos parâmetros protetivos mínimos consagrados pelos tratados de direitos humanos.

O instigante livro da Patrícia Luciane de Carvalho vem iluminar de forma extraordinária o debate público nacional. Com consistência e lucidez, lança luzes ao desafio de redefinir o direito à propriedade intelectual à luz da prevalência dos direitos humanos, em uma sociedade global cujo destino e futuro mostram-se cada vez mais condicionados à produção, à distribuição e ao uso eqüitativo do conhecimento.

Sobre a autora :

Patrícia Luciane Carvalho é mestre em Direito Socioeconômico pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, MBA em Administração de Empresas e Negócios Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas/RJ e especialista em Direito Internacional pela Faculdade de Direito de Curitiba. Fundadora e presidente da Comissão da Propriedade Intelectual da OAB/PR. Consultora jurídica e professora de Direito Internacional e da Propriedade Intelectual.

______________

 Resultado :

Louise Prutchi, sócia adjunta do escritório Momsen, Leonardos & Cia, do Rio de Janeiro/RJ


______________


Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.