MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Aneel aprova revisão tarifária periódica das distribuidoras Bandeirante Energia S/A e CPFL Piratininga, ambas de SP

Aneel aprova revisão tarifária periódica das distribuidoras Bandeirante Energia S/A e CPFL Piratininga, ambas de SP

X

Da Redação

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Atualizado às 08:16


Energia

Aneel aprova revisão tarifária periódica das distribuidoras Bandeirante Energia S/A e CPFL Piratininga, ambas de SP

A diretoria colegiada da Aneel aprovou ontem, em reunião extraordinária, os índices da segunda revisão tarifária periódica das distribuidoras Bandeirante Energia S/A e Companhia Piratininga de Força e Luz - CPFL Piratininga, ambas de São Paulo. As novas tarifas entrarão em vigor hoje.

  • Veja os percentuais estabelecidos para as duas empresas, clique aqui.

Como resultado do processo de revisão tarifária, os consumidores das áreas de concessão da Bandeirante e da CPFL Piratininga terão reduções nas tarifas pagas às distribuidoras. Os índices aprovados pela Aneel refletem o aumento de produtividade das empresas, a redução do custo médio de capital (que define a remuneração das concessionárias) e a diminuição das despesas com a Conta de Consumo de Combustíveis Fósseis (CCC). A CCC é um encargo que subsidia a compra do óleo diesel e do óleo combustível usado na usinas termelétricas que abastecem principalmente a região Norte.

O índice proposto preliminarmente pela Aneel previa redução média de 11,97% para as tarifas da Bandeirante e de 16,11% para a CPFL Piratininga. Os documentos com as propostas de revisão foram submetidos à audiência pública de 30 de agosto a 24 de setembro último, período definido para o recebimento de contribuições por escrito dos interessados.

No dia 26 de setembro, a Agência promoveu audiência pública presencial em Santos/SP para ouvir consumidores, representantes de órgãos de defesa do consumidor, prefeitos e dirigentes da própria Piratininga sobre a revisão tarifária da companhia. O mesmo processo ocorreu no dia seguinte, em São José dos Campos/SP, área de concessão da Bandeirante. Os índices finais aprovados hoje foram definidos após análise das contribuições nas audiências públicas.

A revisão tarifária está prevista nos contratos de concessão das distribuidoras. É realizada a cada quatro anos em média com o objetivo de equilibrar as tarifas do segmento de distribuição, com base na remuneração dos investimentos necessários à prestação do serviço e na cobertura de despesas efetivamente reconhecidas pela Aneel.

A Bandeirante atende 1,32 milhão de unidades consumidoras em 28 municípios de São Paulo concentrados nas regiões Alto Tietê e Vale do Paraíba. A Piratininga atua em uma área de concessão 1,23 milhão de unidades consumidoras em 26 municípios da Baixada Santista e Oeste Paulista.

Além das concessionárias CPFL Piratininga e Bandeirante Energia, cinco empresas já passaram pelo processo revisional este ano e tiveram redução tarifária: Coelce (CE), Eletropaulo (SP), Escelsa (ES), Celpa (PA) e Elektro (SP). Em 2008, serão mais 36 concessionárias, outras 17 em 2009 e uma em 2010.

_________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...