MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB requer revogação de ato do STJ que impede a vista e cópias de processos

OAB requer revogação de ato do STJ que impede a vista e cópias de processos

Da Redação

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Atualizado às 08:19


Processos

OAB requer revogação de ato do STJ que impede a vista e cópias de processos em secretaria a advogados e estagiários sem instrumento de procuração nos autos

 

A Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia do Conselho Federal da OAB está requerendo no CNJ a revogação do ato administrativo do STJ que impede a vista e cópias de processos em secretaria a advogados e estagiários sem instrumento de procuração nos autos ou sem autorização do ministro-relator da ação.

O presidente nacional da OAB, Cezar Britto, que tem direito a assento constitucional e voz no CNJ, participa de reunião do órgão hoje, às 14h, quando reiterará o recurso apresentado pelo Conselho Federal da OAB, o qual foi inicialmente arquivado pelo órgão sob o argumento de que não é ato administrativo e sim jurisdicional a Instrução Normativa n°. 2/2006, do STJ, que regulamenta as vistas processuais para advogados sem procuração para aquele Tribunal. Deste modo, o Controle de Procedimento Administrativo solicitado pela OAB mês passado para revogar o ato do STJ foi arquivado, decisão contra a qual a entidade está agora recorrendo.

"A decisão recorrida merece ser reformulada face a fragilidade dos argumentos lançados, uma vez que a mesma tratou a regulamentação do acesso a autos por advogado e estagiário inscrito nos quadros da OAB como matéria jurisdicional, desprezando, inclusive, a própria informação do senhor ministro presidente do STJ que, explicitamente, manifestou-se no sentido de ser a Instrução Normativa 02/2006, regulamenta acerca das vistas processuais para advogados sem procuração no âmbito daquele Tribunal", sustenta o recurso administrativo assinado pelo presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas do Conselho Federal da OAB, Alberto Zacharias Toron, e pelo secretário daquela comissão, Ibaneis Rocha Barros Junior.

Para o Conselho Federal da OAB, o ato do STJ representa "violação do direito do advogado a obtenção de cópia de processos findos, ou em andamento, e o direito do advogado, ainda que sem procuração nos autos, à exceção dos casos em segredo de justiça". O recurso ao CNJ observa também que a lei 8.906/94 (clique aqui), Estatuto dos Advogados, em seu artigo 7°, XIII, assegura ao advogado o direito de examinar, em qualquer órgão dos Poderes Judiciário e Legislativo, ou da Administração Pública em geral, autos de processos findo ou em andamento, mesmo sem procuração, quando não estejam sujeitos a sigilo, assegurada obtenção de cópias, podendo tomar apontamentos.

"Não pode assim o ato impugnado – salienta o recurso administrativo ao CNJ, referindo-se à instrução normativa do STJ -, exigir procuração ou cadastramento pela parte para que advogados tenham acesso a processos; é fazer da lei letra morta. Tal circunstância se mostra mais grave quando o ato parte do presidente do STJ, órgão que tem por competência precípua a guarda da legislação infra-constitucional".

Solicitando o conhecimento e provimento do recurso administrativo, a Comissão de Defesa das Prerrogativas da OAB Nacional conclui requerendo a reforma da decisão do CNJ de arquivar o pedido de controle, e a determinação ao STJ "para que revogue o ato administrativo impugnado e qualquer outro que tenha por objetivo impedir a vista de processos em secretaria, com obtenção de cópias, para advogados e estagiários, independente da exibição de instrumento procuratório ou autorização, salvo os casos de segredo de justiça".

_________________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...