MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ nega habeas-corpus para Toninho da Barcelona, acusado de crime financeiro

STJ nega habeas-corpus para Toninho da Barcelona, acusado de crime financeiro

Da Redação

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Atualizado às 10:33


Sistema Financeiro Nacional

STJ nega habeas-corpus para Toninho da Barcelona, acusado de crime financeiro

Acompanhando o voto da relatora, ministra Laurita Vaz, a Quinta Turma do STJ não conheceu o pedido de habeas-corpus ajuizado por Antônio Oliveira Claramunt, o Toninho da Barcelona, acusado de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional.

Por unanimidade, a Turma concluiu que o pedido repete matéria já analisada e decidida pelo STJ em julgamentos anteriores envolvendo o mesmo réu. Citando a integra das decisões anteriormente proferidas e tendo em conta que a presente impetração repete matéria já analisada pelo STJ, a relatora votou pelo não conhecimento do habeas-corpus por impropriedade da reiteração da insurgência.

No habeas-corpus impetrado contra acórdão da Oitava Turma do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região, que manteve a prisão preventiva de Toninho Barcelona decretada pela 2.ª Vara Criminal Federal de Curitiba/PR, a defesa alegou constrangimento ilegal e incompetência do Juízo Federal curitibano, em face da prevenção do Juízo Federal de Cascavel/PR.

A defesa também sustentou que Claramunt foi condenado em três ações penais diferentes pelas práticas dos mesmos delitos e que os três Juízes Federais se declararam competentes: o Juízo Federal da 1.ª Vara Criminal de Cascavel, Juízo Federal da 6.ª Vara Criminal de São Paulo, e Juízo Federal da 2.ª Vara Criminal de Curitiba.

Assim, alegando conexão entre os processos criminais, a defesa de Antonio Claramunt solicitou a unificação dos feitos, indicou o Juízo Federal de Cascavel como o competente para o processamento e o julgamento dos delitos, e requereu a revogação da prisão preventiva decretada pela 2.ª Vara Criminal de Curitiba. Tais pedidos já tinham sido rejeitados liminarmente e confirmados em dois pedidos sucessivos de reconsideração da decisão

Segundo a relatora, as questões acerca da pretensa existência de bis in idem no processamento do réu nos Juízos Federais de São Paulo, Curitiba e Cascavel, bem como o pleito de reunião dos respectivos processos no Juízo Federal de Cascavel, foram oportunamente analisadas e resolvidas por ocasião do julgamento dos CC 48.573/SP e CC 51.979/PR perante a Terceira Seção do STJ.

_____________________

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...