MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SP - Araraquara, Batatais, Jardinópolis e Ribeirão Preto recebem novas varas

TJ/SP - Araraquara, Batatais, Jardinópolis e Ribeirão Preto recebem novas varas

Da Redação

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Atualizado às 08:51


TJ/SP

Araraquara, Batatais, Jardinópolis e Ribeirão Preto recebem novas varas

O TJ/SP instala hoje, às 11h, a 2ª Vara da Família e das Sucessões e a Vara do Juizado Especial Cível em Araraquara, a 288 km da capital. No dia 26 de outubro, o TJ/SP instala a 3ª Vara de Batatais, às 10h30; a 2ª Vara de Jardinópolis, às 12h30; e a 2ª Vara do Júri e das Execuções Criminais de Ribeirão Preto, às 16 horas. As solenidades contarão com a presença do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Celso Luiz Limongi.

  • Araraquara

A solenidade acontece na sede do fórum, na rua dos Libaneses, 1.998 - Bairro do Carmo. Araraquara é sede da 13ª Circunscrição Judiciária, que abrange também as cidades Américo Brasiliense, Ibitinga, Itápolis, Borborema e Matão.

Conforme dados de outubro, a cidade tem 90.623 processos em andamento. Somente na 1ª Vara da Família e das Sucessões são 13.056 processos e no Juizado Especial Cível, 4.344 ações. Os processos do Juizado serão remanejados para a vara nova.

Com a instalação da Vara do Juizado Especial Cível, a população ganha um juiz titular que se dedica exclusivamente ao setor, melhorando a prestação jurisdicional. O juiz responsável é Mário Camargo Magano. Até o final do deste ano, o TJ instalará 98 varas do Juizado em todo o Estado.

Aproximadamente 600 pessoas circulam diariamente nos dois prédios da Justiça local, além dos 282 funcionários. O juiz diretor do fórum é Heitor Luiz Ferreira do Amparo que também responde pelos trabalhos da 2ª Vara Cível. O juiz da 2ª Vara da Família e das Sucessões será Carlos Alberto Mousinho dos Santos Monteiro Violante.

  • Batatais

A instalação da 3ª Vara em Batatais, a 350 km da capital, acontece na Praça Doutor José Arantes Junqueira nº 1.

O Fórum conta com 70 funcionários e recebe diariamente cerca de 100 pessoas. O juiz diretor é Rogério Tiago Jorge.

A 3ª Vara será assumida pela juíza Laura Maniglia Pucinelli Diniz.

Estão em andamento na comarca cerca de 58 mil processos. Batatais pertence à 39ª Circunscrição Judiciária, composta também pelas cidades de Altinópolis, Brodowski, Morro Agudo, Nuporanga e Orlândia.

  • Jardinópolis

A solenidade de instalação da 2ª Vara acontece às 12h30, na Praça Doutor Mario Lins, s/nº. A nova vara ficará sob a responsabilidade da juíza Débora Cristina Fernandes Ananias.

Jardinópolis pertence à 41ª Circunscrição Judiciária, formada pelas cidades de Cajuru, Cravinhos, Pontal, Ribeirão Preto, Santa Rosa do Viterbo, São Simão, Serrana e Sertãozinho.

A Justiça local conta com cerca de 30 funcionários. Segundo estatística de setembro, estão em andamento na cidade cerca de 40.706 processos. O juiz diretor do Fórum é Jorge Luis Galvão.

  • Ribeirão Preto

Ribeirão Preto é a comarca sede da 41ª Circunscrição Judiciária. A solenidade de instalação da 2ª Vara do Júri e das Execuções Criminais acontece às 16 horas no salão do júri do fórum, na Rua Alice Alem Saad nº 1010.

A cidade possui dez varas cíveis, duas varas da Fazenda Pública, cinco criminais, uma do Juizado Especial Cível, uma do Juizado Especial Criminal, três varas da Família e Sucessões, uma da Infância e Juventude e agora duas do Júri e das Execuções Criminais.

A magistrada responsável pela nova vara é a juíza Isabel Cristina Alonso Bezerra dos Santos.

O Fórum conta com cerca de 750 funcionários e recebe público aproximado de 2,5 mil pessoas por dia.

Estão em andamento na cidade cerca de 230 mil processos, segundo dados de setembro. A juiza diretora do Fórum é Heloisa Martins Mimesse.

Próximos eventos: Na segunda-feira, 29/10, acontece a instalação das 2ª, 3ª, 4ª e 5ª Varas das Execuções Criminais Central. O evento ocorrerá às 16h30 no Fórum Criminal da Barra Funda, Ministro Mário Guimarães.

____________________