MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. China: conquiste-a!

China: conquiste-a!

Empresários precisam ganhar a confiança dos chineses

Da Redação

quinta-feira, 20 de maio de 2004

Atualizado às 15:18


China: Conquiste-a

 

Com o forte crescimento do comércio bilateral entre Brasil e China, não são poucas as empresas brasileiras que descobriram o poder do país. O mercado consumidor chinês tem forte potencial, mas é preciso saber "conquistar" os chineses.


O consultor Wladimir Pomar afirma que "é possível fazer negócios em escalas inimagináveis com os chineses, mas eles são duros na negociação. É preciso antes de tudo conquistar a confiança deles. Não adianta ir com muita sede ao pote". Pomar é o responsável por uma das maiores feiras de negócios entre os dois países, a Expo Brasil-China que será realizada entre 31 de agosto e 3 de setembro em Pequim.


Segundo o consultor, que tem ligações com o país há mais de 20 anos por conta de relações políticas, só agora pode dizer que é considerado pelos chineses como alguém de confiança. "O guanxi (confiança) é fundamental para eles. O empresário brasileiro que quiser fazer negócios de verdade vai ter que arregaçar as mangas e trabalhar duro", alerta.


Foi assim que duas grandes exportadoras brasileiras, a Vale e a Embraer, conseguiram abrir portas no mercado chinês. Em 2000, a Embraer fez sua primeira incursão em território chinês, vendendo aeronaves a empresas locais. Depois de dois anos e cinco aviões entregues, foi firmada a joint venture com a Avic II na montadora de aeronaves da qual a Embraer tem 51% de participação acionária.


Com a Vale, o período de convencimento foi bem mais longo. A mineradora desembarcou no país em 1978 e só hoje a Vale e os chineses têm uma sólida relação, que inclui joint ventures aqui e longos contratos de fornecimento de minério.


Uma das grandes dificuldades para que haja mais negócios entre os dois países é a falta de conhecimento dos potenciais pelos dois mercados. O presidente da BM&F, Manoel Félix Cintra Neto, lembra que as duas economias são muito complementares, mas que é preciso divulgar mais isso.


"A China precisa enxergar que o Brasil não é apenas uma fonte de minério, soja e outras commodities. Há potencial para muitos outros negócios", afirma o executivo, que inaugura um escritório de representação da BM&F em Xangai de olho na ampliação dos mercados futuros agrícolas.

____________ ....

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...