MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TRT/SP - Prescrição pode começar da efetiva homologação da dispensa

TRT/SP - Prescrição pode começar da efetiva homologação da dispensa

Da Redação

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Atualizado às 08:23


TRT/SP

Prescrição pode começar da efetiva homologação da dispensa

Marco prescricional se inicia da data da efetiva homologação da dispensa, perante o Sindicato. Com esta tese do Desembargador Federal do Trabalho Ricardo Artur Costa e Trigueiros, os Desembargadores da 4ª Turma do TRT/SP afastaram a prescrição do direito de ação a partir da data de dispensa do reclamante.

Trata-se de uma situação sui generis cuja empresa demandada do setor da aviação, envolvida por uma crise, fez demissão em massa de empregados. A situação requereu a intervenção do Ministério Público do Trabalho, posto que, a ré, desde 2000 não recolhia FGTS de seus funcionários e estes estavam sofrendo atraso no pagamento de salários.

No final de 2001 o Sindicato da categoria ingressou com denúncia ao Ministério Público do Trabalho, que ajuizou ação civil coletiva no início de 2002, pleiteando o pagamento dos salários de outubro, novembro e dezembro de 2001, 13º salário de 2001, pagamento de verbas rescisórias aos empregados que foram dispensados em 2000, inclusive a garantia ao pagamento dos salários vincendos dos empregados ainda vinculados.

Diante desta ação, a empresa entabulou acordo com o Ministério Público em 2003, comprometendo-se a pagar os salários de setembro a dezembro de 2001 aos seus empregados, a partir do qual a recorrida efetivou a dispensa do recorrente com a homologação de sua rescisão em meados de 2004, constando anuência da ré, quanto ao direito do recorrente de pleitear os títulos consignados no referido documento.

Em seu voto o Desembargador Ricardo Artur Costa e Trigueiros, citando jurisprudência desta Corte: (Acórdão Nº: 20010091933, Processo Nº: 19990600816 ano: 1999, turma: 8ª, Publicação: 10/04/2001) entendeu que "acolher a prescrição do direito de ação a partir da data da dispensa do demandante seria puní-lo duplamente".

O acórdão unânime dos Desembargadores Federais do Trabalho da 4ª Turma do TRT/SP, foi publicado em 28/09/2007, Ac. 20070797069.

Processo nº TRT/SP sob o nº Proc. 00940.2005.035.02.00-4

_____________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...