MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Justiça pede demissão de funcionário que forjou bate-papo no Diário Oficial

Justiça pede demissão de funcionário que forjou bate-papo no Diário Oficial

Da Redação

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Atualizado às 08:24


MSN

Justiça pede demissão de funcionário que forjou bate-papo no Diário Oficial

O funcionário da Justiça de São Paulo que forjou um bate-papo no MSN publicado no Diário Oficial do Estado pode perder seu emprego.

O juiz Rubens Hideo Arai, que conduziu o processo administrativo para apurar o fato, propôs a demissão do funcionário em decisão anunciada no dia 22 deste mês.

Brasilino Soares Miranda tem 30 dias para recorrer ao corregedor geral de Justiça, que decidirá se acata ou não a proposta do juiz. Caso o órgão concorde com a demissão, a questão é encaminhada ao presidente do Tribunal de Justiça, Celso Limongi, que segue a recomendação da corregedoria. O advogado do acusado, Newton Azevedo, afirma que ele é inocente e que vai recorrer da decisão.

Segundo o juiz, diante das circunstâncias do caso foi decidida a pena de "demissão a bem do serviço público". De acordo com o magistrado, "pela gravidade do fato só caberia essa pena". Além de propor a perda do cargo, Arai também determinou que seja descontado dos vencimentos do acusado R$ 2.282,09, referente ao valor do espaço ocupado pelo conteúdo publicado no Diário Oficial.

A conversa forjada pelo MSN - comunicador usado para troca de mensagens pela internet - entre dois funcionários do judiciário paulista foi publicada no dia 25 de junho em meio a um despacho do juiz Antonio Jeová da Silva Santos, da 7ª Vara Cível do Fórum Regional de Santana. No bate-papo, os dois supostamente conversavam durante o horário de trabalho e reclamavam da diretoria de um dos cartórios usando palavras ofensivas.

A fraude foi constatada, segundo a Justiça, após solicitação de informações junto à Microsoft - proprietária do programa de troca de mensagens-, à Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp) e após contratação de um perito em informática independente.

Os funcionários André Luís Leôncio, 34, e Luciana Pires, 32, que tiveram seus nomes envolvidos como se fossem os autores do bate-papo, se disseram aliviados com a sentença. Para Luciana, a possível demissão de Miranda não vai mudar o prejuízo que a divulgação da conversa lhe trouxe, mas pode servir de exemplo para que ninguém mais tente prejudicar um colega.

Leôncio concorda com a colega. "Não dá para trabalhar com uma pessoa que se utiliza de sua profissão para semear sentimentos de inveja e de raiva". Ele se disse aliviado por terem descoberto que os dois não haviam tido a suposta conversa pelo MSN.

Risco à credibilidade

Em sua decisão sobre Miranda, o juiz diz que a atitude dele coloca em risco a credibilidade e a imagem de todo o Poder Judiciário. Em outro trecho, Arai afirma que a publicação do bate-papo dá a "impressão (à sociedade) que os serventuários desta Justiça Bandeirante passam o dia 'batendo papo' no MSN".

O juiz também determina que o réu fique afastado de suas funções pelo prazo de 180 dias porque "a presença do acusado em cartório compromete a moralidade administrativa".

Miranda está longe do trabalho desde que as investigações apontaram uma possível responsabilidade sua no episódio. Ele deve permanecer afastado até que a Corregedoria analise o caso. O réu continua recebendo salário.

O Outro lado

O advogado de Miranda afirmou que vai recorrer da decisão porque seu cliente é inocente e não foi responsável pelo conteúdo da conversa nem pelo fato de o bate-papo ter ido parar nas páginas do Diário Oficial.

Segundo Azevedo, a prova contra Miranda é o fato de a conversa ter partido do computador que ele usava. "O juiz se baseou no IP da máquina, mas ficou provado no processo que qualquer pessoa mal intencionada pode mudar o IP", afirmou.

Miranda é funcionário do judiciário paulista há 20 anos e nunca respondeu a processo administrativo, de acordo com seu advogado.

_________
___________

  • Leia mais

29/6 - Bate-papo no MSN entre funcionários da Justiça sai no "Diário Oficial" de SP - clique aqui.

2/7 - Juiz diz que bate-papo no MSN entre funcionários da Justiça publicado no "Diário Oficial" foi inventado por um servidor - clique aqui.

________
_____________

Fonte: G1

___________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...