MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Brasil e Bolívia vão assinar novo acordo energético

Brasil e Bolívia vão assinar novo acordo energético

Da Redação

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Atualizado às 10:39


Brasil e Bolívia

Acordo deverá incluir novos investimentos da Petrobras em território boliviano

Depois de mais de quatro horas de reunião, o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, o ministro boliviano de Hidrocarbonetos, Carlos Villegas, e o presidente da estatal boliviana YPFB, Guillermo Aruquipa, anunciaram nesta terça-feira, em La Paz, que Brasil e Bolívia vão assinar um "novo acordo energético" durante o encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Evo Morales, marcado para o dia 12 de dezembro.

Os três deram entrevista coletiva à imprensa, na sede da YPFB, como contaram assessores de Villegas e de Aruquipa por telefone.

Este "novo acordo energético", limitaram-se a informar durante a entrevista, deverá incluir novos investimentos da empresa brasileira no território boliviano para exploração e exportação de energia, principalmente gás.

"Estamos avaliando como ampliar estes investimentos", disse Gabrielli. "Chegaremos a conclusões importantes antes do encontro entre os dois presidentes", afirmou, referindo-se a Lula e a Morales, que se reunirão em La Paz.

Boa relação

Segundo Gabrielli, haverá nova série de encontros entre representantes da Petrobras e do governo boliviano, entre os dias 26 e 30 de novembro, na cidade boliviana de Santa Cruz de la Sierra.

O objetivo será definir os principais pontos deste que poderá ser um novo acordo entre a Petrobras e a YPFB na área energética.

"Esta reunião de hoje não foi conclusiva", disse Villegas, na coletiva. "Mas reiteramos a boa relação que existe entre os dois países e nossa decisão de ampliar a produção de gás e outras matérias na Bolívia, não só visando o mercado brasileiro, mas a atenção interna e as exportações em geral", disse o ministro do governo Morales.

Gabrielli desembarcou em La Paz num momento em que o Brasil enfrenta redução na oferta interna de energia e quando, segundo assessores do governo Morales, a Bolívia também precisa de investimentos para ampliar sua produção e resolver a falta do produto no próprio território.

__________
_____________

Fonte: BBC Brasil
___________________

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

SPENASSATTO ADVOGADOS
SPENASSATTO ADVOGADOS

SPENASSATTO SOCIEDADE DE ADVOGADOS

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA