MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Plenário aprova três medidas provisórias que revogam MPs

Plenário aprova três medidas provisórias que revogam MPs

Da Redação

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Atualizado às 10:41


Câmara

Plenário aprova três medidas provisórias que revogam MPs

O Plenário aprovou nesta terça-feira três medidas provisórias 390/07 (clique aqui), 391/07 (clique aqui) e 392/07 (clique aqui) que revogaram em setembro outras três MPs para liberar a pauta do Plenário e permitir a votação, em primeiro turno, da proposta de prorrogação da CPMF até 2011. O governo usou a revogação para contornar a obstrução da bancada oposicionista, que não queria votar o projeto sobre a CPMF.

A MP 390/07 revoga a 379/07 (clique aqui), que prorrogava o prazo de renovação dos registros de armas feitos em órgãos estaduais até a data de publicação do Estatuto do Desarmamento (clique aqui). A MP 391/07 revoga a 380/07 (clique aqui), que criava o Regime de Tributação Unificada para a importação de mercadorias do Paraguai com alíquota única. E a MP 392/07 (clique aqui) revoga a 382/07 (clique aqui), que concedia benefícios tributários na compra de bens de capital - máquinas e equipamentos - às indústrias têxtil, moveleira, de calçados e artefatos de couro e de confecções.

Pauta trancada

Outras duas MPs ainda trancam a pauta. A MP 393/07 (clique aqui) cria o Programa Nacional de Dragagem Portuária e Hidroviária. O objetivo é a realização de dragagem do leito das vias aquaviárias e dos portos, para que eles tenham a sua profundidade operacional mantida. A inovação do programa é a contratação da chamada dragagem por resultado, pela qual a empresa fica obrigada a manter as condições de profundidade necessárias pelo prazo fixado no contrato.

Já a 394/07 (clique aqui) retoma parte da MP 379/07, que prorrogava de 2 de julho para 31 de dezembro de 2007 o prazo de renovação dos registros de armas na Polícia Federal. Na Medida Provisória 394/07, o prazo é estendido até o dia 2 de julho de 2008.

Prioridades

Na reunião de líderes desta terça-feira, foi decidido que, após a liberação da pauta, o Plenário deverá votar, pela ordem:

  • A redefinição dos gastos e da composição das câmaras de vereadores (PEC 333/04 - clique aqui);
  • A PEC 349/01 (clique aqui), que acaba com o voto secreto no Congresso, nas assembléias legislativas, na Câmara Legislativa do DF e nas câmaras municipais; e
  • A conclusão da reforma política (Projeto de Lei 1210/07 - clique aqui).

Em relação ao voto aberto, o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, declarou que vai se reunir com o presidente em exercício do Senado, Tião Viana, para avaliar a possibilidade de um texto comum sobre o tema. "A maioria dos líderes (na Câmara) defende que se vote aqui em segundo turno o voto aberto, mas quero falar sobre isso com o senador Tião Viana", ressaltou.

Para compensar o feriado do dia 15 de novembro, o presidente da Câmara vai convocar sessão de votações para a próxima segunda-feira. Nesse dia, haverá nova reunião de líderes, para que cada partido apresente também propostas consideradas prioritárias para votação até o fim do ano.

________________

Patrocínio

GONSALVES DE RESENDE ADVOGADOS

ATENDIMENTO IMEDIATO

SPENASSATTO ADVOGADOS
SPENASSATTO ADVOGADOS

SPENASSATTO SOCIEDADE DE ADVOGADOS

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA