MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Comissão aprova mudança em decisões de sociedade limitada

Comissão aprova mudança em decisões de sociedade limitada

Da Redação

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Atualizado às 08:42


Sócios

Comissão aprova mudança em decisões de sociedade limitada

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio aprovou ontem o Projeto de Lei n°. 1633/07 (clique aqui), do deputado Osmar Serraglio - PMDB/PR, que restaura o princípio da maioria do capital como regra para a tomada de decisões, deixando aos sócios de sociedades limitadas liberdade para fixar quorum diferenciado em certas deliberações.

A proposta, que altera o Código Civil (clique aqui), determina que as deliberações sociais serão tomadas por decisão de sócios em maioria de capital, salvo se o contrato social dispuser de modo diverso. O mesmo vale para o consentimento dos demais sócios se um deles quiser ceder sua cota, total ou parcialmente, a outro sócio ou a estranho.

Simplicidade

De acordo com o relator, deputado Albano Franco - PSDB/SE, a estabilidade jurídica e a simplicidade "são elementos fundamentais para o pleno desenvolvimento das atividades econômicas em um país". Nesse sentido, destaca, os textos do Código Civil alterados pelo projeto são exemplo de "desnecessária complexidade".

O relator conclui que a uniformização proposta contribuirá para a maior racionalidade da legislação.

Tramitação

A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

__________________