MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF nega liminar ao prefeito de Barretos/SP processado por contratar advogado sem licitação

STF nega liminar ao prefeito de Barretos/SP processado por contratar advogado sem licitação

X

Da Redação

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Atualizado às 08:33


HC

 

STF nega liminar ao prefeito de Barretos/SP processado por contratar advogado sem licitação

O ministro do STF Carlos Ayres Britto indeferiu pedido de liminar no HC 92947 (clique aqui), em que o prefeito de Barretos/SP, Emanoel Mariano de Carvalho, pleiteia a paralisação do inquérito que corre contra ele no TJ/SP. Segundo Ayres Britto, a jusrisprudência do STF considera o trancamento de inquérito um ato "excepcional".

O inquérito foi instaurado em decorrência de representação feita pela Associação de Defesa da Cidadania em Barretos, que acusa o prefeito de não ter expedido certidão relacionada à contratação do advogado Luiz Manoel Gomes Junior pela prefeitura municipal da cidade. A associação alega que o advogado foi contratado sem licitação.

"No caso, não tenho como presentes, de plano, os requisitos necessários à concessão do provimento cautelar, mormente quando a jurisprudência deste Supremo Tribunal Federal é firme em considerar excepcional o trancamento de inquérito pela via processualmente acanhada do habeas corpus", afirmou o ministro-relator. Ele se reportou, neste contexto, ao julgamento do HC 86786 (clique aqui), relatado por ele próprio, e do HC 84841 (clique aqui), que teve como relator o ministro Marco Aurélio. A decisão final caberá à Primeira Turma do STF.

Inicialmente, foi instaurado inquérito policial e, posteriormente, a Procuradoria Geral de Justiça passou a examinar a regularidade da contratação sob a ótica penal.

No HC impetrado no STF, o prefeito volta-se contra decisão do STJ, que lhe negou liminar em pedido semelhante. A defesa alega coação ilegal, sustentando que a ordem foi denegada pela desembargadora convocada Jane Silva, quando o processo havia sido distribuído ao ministro titular Gilson Dipp, que se afastou de suas funções para atuar junto ao CJF.

Para a defesa, entretanto, esta substituição violou o princípio da legalidade (artigo 37, caput, da Constituição - clique aqui), porque não haveria previsão constitucional para tanto. Ademais, segundo ela, a desembargadora nomeada não poderia ter sido designada para o STJ, porquanto tem mais de 65 anos de idade.

Quanto à contratação do advogado pela prefeitura de Barretos, a defesa argumenta que ela obedeceu ao disposto no inciso V do artigo 13, combinado com o inciso II do artigo 25, ambos da Lei de Licitações, que permitem a inexigibilidade de licitação quando a contratação for para objeto específico a justificar a atuação do profissional e dele se exigir notória especialização.

Contratado para cuidar de ações coletivas, especialmente ações populares, ações civis públicas e ações de improbidade administrativa de interesse do poder público municipal, a defesa informa que o advogado Luiz Manoel Gomes Junior é mestre e doutor em Direito Processual Civil pela PUC/SP.

A defesa também cita doutrina e jurisprudência para justificar a contratação e a desnecessidade de fornecer o certificado requerido pela Associação de Defesa da Cidadania. Na jurisprudência citada, inclui o Recurso Ordinário em HC 72830 (clique aqui), relatado pelo ministro Carlos Velloso (aposentado), e a Ação Penal 348 (clique aqui), relatada pelo ministro Eros Grau.

_____________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA