MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ - Jovens acusados de agredir doméstica no RJ têm prisão preventiva mantida

STJ - Jovens acusados de agredir doméstica no RJ têm prisão preventiva mantida

x

Da Redação

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Atualizado às 08:43


STJ

Jovens acusados de agredir doméstica no RJ têm prisão preventiva mantida

Os estudantes Júlio Junqueira Ferreira e Rubens Pereira Arruda Bruno, acusados de agredir a empregada doméstica Sirlei Dias de Carvalho, na Barra da Tijuca, bairro nobre do Rio de Janeiro, vão continuar presos preventivamente. A Sexta Turma do STJ negou, por maioria, o pedido de habeas-corpus com o qual se pretendia a revogação da prisão dos jovens.

Júlio Ferreira e Rubens Bruno juntamente com Leonardo Pereira de Andrade e Felippe de Macedo Nery Neto foram denunciados pelo Ministério Público do Rio de Janeiro pelos crimes de roubo com concurso de pessoas e lesão corporal, por terem agredido e roubado a doméstica Sirlei.

A agressão ocorreu no dia 23 de junho deste ano. De acordo com o processo, os acusados saíram de carro após uma festa e pararam em um ponto de ônibus, na Barra da Tijuca, para agredir a doméstica. Além disso, roubaram a bolsa que ela trazia consigo, onde havia um celular e uma carteira com R$ 47 em espécie.

O habeas-corpus, impetrado no TJ/RJ, foi negado. O Tribunal considerou que o decreto de prisão encontra-se justificado. No STJ, a defesa alegou que há ilegalidade na prisão preventiva. Sustentou que o decreto de prisão foi fundamentado como se todos os jovens tivessem praticado os mesmos atos e que a gravidade genérica não pode ser levada em conta.

O ministro Paulo Gallotti considerou estar a prisão preventiva dos estudantes suficientemente justificada, principalmente quanto à necessidade de garantia da ordem pública. Para o ministro, a prisão se fundamentou em fatos concretos e não na gravidade. Com isso, fica mantida a prisão preventiva dos jovens.

Processos Relacionados:

HC 89314 - clique aqui.

HC 90108 - clique aqui.

_______________

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...