MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Estatuto da Criança e do Adolescente é tema do espetáculo "Colcha de Retalhos: Construindo uma Identidade"

Estatuto da Criança e do Adolescente é tema do espetáculo "Colcha de Retalhos: Construindo uma Identidade"

Da Redação

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Atualizado às 09:08


Espetáculo

Estatuto da Criança e do Adolescente é tema do espetáculo "Colcha de Retalhos: Construindo uma Identidade". A apresentação é resultado das experimentações dos alunos do Instituto Arte Geral para identificar quais fatores influenciam na formação do indivíduo.

  • Saiba mais sobre a peça abaixo.

"Colcha de Retalhos: Construindo uma Identidade"

Serviço

Data: 2 de dezembro
Horário: 17h
Local: Teatro Regina Vogue - Shopping Estação
Entrada: R$ 8,00 / R$ 4,00 (meia)

________________
_____________

No teatro...

Pequenos pedaços de panos são costurados e formam uma grande colcha de retalhos, esta é capaz de desempenhar algo que antes alguns trapos de formas e cores diferentes não poderiam realizar.

O espetáculo "Colcha de Retalhos - Construindo uma Identidade" foi criado com a participação dos alunos do Instituto Arte Geral. As fases, retalhos, são resultantes dos laboratórios de criação que permitiram aos alunos a identificação dos fatores necessários para a formação do cidadão, além de proporcionar-lhes conhecimento sobre os direitos garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

O primeiro retalho, a Reflexão, é o momento do descobrimento do "Quem sou eu?" exposto pela aluna Edilene Vieira como resultado de várias ações: "Ser quem eu sou não é coisa de um dia, são dias, palavras e atitudes que não se apagam jamais."

O segundo retalho, a Brincadeira, corresponde à possibilidade da criança descobrir e expressar conhecimentos por meio da diversão, além de experimentar a relação com outro e o mundo, a garantia do direito à liberdade assegurada no Capítulo II do Estatuto da Criança e do Adolescente.

O terceiro retalho, o Encontro, revela os comportamentos durante as interações, o processo de reconhecimento das diferenças, semelhanças e a possível troca de conhecimentos e valores.

O quarto retalho, a Escola. A educação possui papel fundamental para a criança desenvolver aptidões e interagir com colegas e professores. O capítulo IV do ECA garante à criança e ao adolescente o direito à educação como meio para a formação de cidadãos conscientes dos direitos deveres que possuem na sociedade.

O quinto retalho, Escola e Brincadeiras, favorece a vivência com o mundo e as pessoas, o desenvolvimento dos potenciais cognitivos, psicomotores e afetivos do indivíduo; as relações são consolidadas e diversificadas, oportunizando o estabelecimento dos grupos sociais.

O sexto retalho, Tribos, é a constituição da identidade baseada na identificação com o um ou vários grupos sociais. O homem não vive isolado, faz parte de um ou mais grupos formados por pessoas unidas por um motivo em comum.

___________________