MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Comissão diretora dará parecer sobre emenda a projeto que institui interrogatório por videoconferência

Comissão diretora dará parecer sobre emenda a projeto que institui interrogatório por videoconferência

Da Redação

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Atualizado às 09:02


Videoconferência

Comissão diretora dará parecer sobre emenda a projeto que institui interrogatório por videoconferência

O Plenário do Senado Federal enviou, ontem, para análise da Comissão Diretora do Senado (a chamada Mesa do Senado Federal), emenda apresentada pelo senador Romero Jucá - PMDB/RR ao PLS 139/06 (clique aqui) que altera o Código de Processo Penal (Lei n°. 3.689/41 - clique aqui) para instituir a videoconferência como regra no interrogatório judicial. A emenda de Jucá adapta a redação final da proposta, de autoria do senador Tasso Jereissati - PSDB/CE. Com isso, a Mesa dará parecer sobre a emenda, retornando o projeto depois para apreciação do Plenário.

De acordo com o projeto, os interrogatórios e audiências judiciais serão realizados por meio de videoconferência ou outro recurso tecnológico de presença virtual em tempo real, assegurados canais telefônicos reservados para a comunicação entre o defensor que permanecer no presídio e os advogados presentes nas salas de audiência dos fóruns.

A comunicação telefônica também deve estar assegurada para o preso e os advogados. Nos presídios, de acordo com o projeto, as salas reservadas para esses atos serão fiscalizadas por um oficial de Justiça, funcionários do Ministério Público e um advogado designado pela OAB.

O projeto - aprovado pela CCJ dentro do chamado pacote antiviolência - prevê também que o interrogatório ou audiência só serão realizados no presídio em que se encontrar o preso se não houver condições para a videoconferência. Nesse caso, o interrogatório deverá ser feito em sala própria, desde que estejam garantidas a segurança do juiz e auxiliares, a presença do defensor e a publicidade do ato.

__________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...