MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Lançamento de obra "Advocacia em Defesa do Estado"

Lançamento de obra "Advocacia em Defesa do Estado"

Da Redação

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Atualizado às 08:07


Lançamento

"Advocacia em Defesa do Estado"

O advogado Rubens Naves, do Rubens Naves, Santos Jr., Hesketh - Escritórios Associados de Advocacia, convida para o lançamento da obra "Advocacia em Defesa do Estado" (Editora Método).
  • Data: 13/12
  • Local: SP, Livraria Cultura do Conjunto Nacional (av. Paulista, nº 2073).
  • Horário: 18h30

Sobre a obra :

Com uma vasta experiência de quatro décadas em defesa da coisa pública, Rubens Naves constata nesta publicação a indispensável influência, colaboração e apoio dos advogados e escritórios de advocacia contratados para a prestação de serviços jurídicos, no aperfeiçoamento e sucesso dos trabalhos realizados pela Administração Pública e Terceiro Setor.

Testemunha da dedicação na defesa da coisa pública dos integrantes das áreas jurídicas das empresas estatais, Rubens Naves defende em seu livro o tema da contratação dos serviços jurídicos pelo Estado, englobando também a situação das entidades que, embora não integrem a estrutura de Administração Pública direta ou indireta, atuam sem finalidade lucrativa e perseguem finalidades do interesse coletivo - as entidades do terceiro setor.

A idéia surgiu a partir da preocupação de Rubens Naves com uma conjuntura vivenciada por parte dos operadores de direito e certos procedimentos adotados pelos órgãos de controle que, embora com a intenção de resguardar a higidez do ordenamento jurídico brasileiro contra violações, muitas vezes adotam uma conduta que resulta no enfraquecimento do Estado e no cerceamento da liberdade profissional do advogado.

Alguns tópicos abordados na publicação são: o novo papel do Estado na promoção do desenvolvimento econômico e social, entidades não-estatais e paraestatais, Entidades do Terceiro Setor, Entidades integrantes do Sistema S, a contratação de serviços jurídicos pela administração pública, licitação para a contratação de serviços jurídicos, jurisprudência comentada, comentários ao entendimento de órgãos não-judiciais, entre outros.

Um dos focos da obra é analisar a questão dos serviços públicos exclusivos do Estado só poderem ser prestados por este, com o Estado tendo titularidade jurídica exclusiva sobre eles. Caso se cogite a sua execução por particulares, esta depende de um ato de delegação pelo Estado, e a prestação se dá sob regime de direito público. De qualquer maneira, ocorre sempre a gestão do serviço pelo Estado, de forma direta ou indireta. "As qualificações de Oscip e de OS são conferidas a pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos que persigam determinadas finalidades de interesse público e preencham os demais requisitos previstos pelas respectivas leis. A Lei das Oscips previu, em seu artigo 9º, o termo de parceria, com o objetivo de instaurar um vínculo de cooperação entre o Poder Público e as Oscips, para fomento e execução de atividades de interesse público", esclarece Naves e acrescenta: "O livro discute o raciocínio que, uma vez que estas parcerias com a Administração abrangem o repasse de recursos de origem pública, existe a necessidade de tais entidades realizarem o procedimento licitatório para celebrar contratos envolvendo estes recursos. Além disso, combate também o argumento que o uso de recursos públicos por estas entidades deveria determinar sua sujeição a uma espécie de controle somente alcançável por meio da submissão integral ao regime geral de licitações".

Outro ponto abordado pela publicação é a prestação de serviços advocatícios a órgãos de Administração Pública, pois, segundo Rubens Naves, "a contratação de advogado especializado frequentemente se apresenta como a melhor alternativa para se implementar uma gestão adequada. Registro as controvérsias a respeito de diversos aspectos em torno da contratação, especialmente no que se refere ao procedimento que deve precedê-la".

No livro, Naves destaca que o posicionamento de alguns promotores e de outros controladores sociais, que aproxima todos os contratos de prestação de serviços jurídicos com a pré-concepção de que estes seriam ilícitos, traz sérias conseqüências para a atuação diligente do Estado e organizações que trabalham em busca do interesse público. "O livro é fruto deste ambiente que vivemos hoje, no qual o Ministério Público decretou que, havendo um jurídico interno, não de pode contratar advogados externos, o que é um grande equívoco", explica Naves.

O autor também ressalta que o controle inadequado da contratação instaura um conflito entre o Ministério Público e os advogados, capaz de atingir grandes dimensões, pois o advogado que se dispõe a prestar serviços à Administração Pública, atua sob o risco de responder a processos administrativos e judiciais que, mesmo infundados, podem levar anos para alcançar uma conclusão e acarretando num pesado ônus ao profissional que vive de sua reputação. "A constante ameaça configura-se como um cerceamento à liberdade de profissão, porque o advogado temeroso age coagido e não pautado por suas próprias convicções. Neste contexto, entendo ser indispensável este estudo, na tentativa de evitar confrontos desnecessários entre advogados, gestores públicos e controladores sociais, que, em sua atividade, são forçados a enfrentá-los", pontua Naves e conclui: "o intuito é estabelecer um debate construtivo entre advogados, promotores, magistrados, integrantes dos Tribunais de Contas e corregedorias, agentes necessários e indispensáveis ao desenvolvimento do direito e à aplicação da justiça, além de iluminar a questão da contratação dos serviços jurídicos e contribuir para uma maior segurança das decisões do administrador público".

_________________

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...