MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Peticionamento eletrônico com certificação digital é implementado no STF

Peticionamento eletrônico com certificação digital é implementado no STF

Da Redação

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Atualizado às 08:26


STF

Peticionamento eletrônico com certificação digital é implementado no STF

Em solenidade realizada no início da noite de ontem, foi lançado no STF o Sistema de Peticionamento Eletrônico, que permite o ingresso de ações no STF e a prática de atos processuais nos autos que tramitam na Corte, por meio virtual, com o uso de certificação digital. A cerimônia foi realizada no Salão Branco, onde o procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, inaugurou o sistema ao protocolar uma ADIn, autuada posteriormente com o número 3996.

A presidente do STF, ministra Ellen Gracie, comemorou a iniciativa: "é um momento histórico a que acabamos de assistir, em que o procurador geral da República ingressou com a primeira Ação Direta de Inconstitucionalidade em formato eletrônico". A ministra ressaltou que o procurador-geral poderia ajuizar a ação perante o STF de qualquer lugar do mundo e classificou a inovação como "uma alteração de comportamento, e não só tecnológica".

Ao destacar outras ações do Supremo em relação à virtualização de processos, a ministra citou o inquérito do mensalão (INQ 2245), julgado em agosto último, que foi todo digitalizado para que os ministros da Casa e os defensores dos 40 réus pudessem ter acesso ao processo ao mesmo tempo, reduzindo o tempo de tramitação.

Depois de enviar a primeira ADIn por meio eletrônico, o procurador-geral afirmou que, "numa sociedade cada vez mais massificada e geradora de conflitos em igual dimensão, a administração da justiça não pode deixar de incorporar à rotina processual técnicas e instrumentos da informática que, além de suas virtudes próprias, propiciam a redução do uso de papel e, por via de conseqüência, o aumento da proteção ao meio ambiente, mediante a preservação da cobertura vegetal do planeta".

Antonio Fernando parabenizou o Supremo pela iniciativa que, segundo ele, "transmite uma mensagem e um exemplo a todos os órgãos da justiça brasileira, no sentido da sua plena modernização. Um grande sucesso é a nossa expectativa", concluiu.

O peticionamento eletrônico pode ser acessado no site do STF no item 'Processos', opção 'Petição Eletrônica'. O novo serviço poderá ser acessado por advogados públicos e privados, cadastrados previamente, que tenham certificados digitais padrão da ICP-Brasil, também conhecido como Infra-estrutura de Chaves Públicas, um conjunto de técnicas, práticas e procedimentos elaborado para suportar um sistema criptográfico com base em certificados digitais.

O processo eletrônico no STF é regulamentado pela Resolução nº 344 do Tribunal, que cumpre o disposto na Lei n°. 11.419/06 (clique aqui), sobre o uso de meio eletrônico na tramitação de processos judiciais. A Resolução nº 350, de 29 de novembro deste ano, regulamenta o peticionamento eletrônico no Supremo. Ela foi aprovada na última sessão administrativa da Corte, realizada no dia 28 de novembro, e publicada no Diário da Justiça em 3 de dezembro.

___________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...