MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do Sorteio de obra "Advogados, Patos e Assombrações - (crônicas)"

Resultado do Sorteio de obra "Advogados, Patos e Assombrações - (crônicas)"

Da Redação

sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Atualizado em 21 de dezembro de 2007 12:46


Sorteio de obra

Migalhas tem a honra de sortear a obra "Advogados, Patos e Assombrações" (Editora Komedi - 95 p.), escrita e gentilmente oferecida pelo autor Mauro Tavares Cerdeira, do escritório Cerdeira e Associados.

Sobre a obra :

É sempre gostoso ouvir ou ler casos bem contados, sem a preocupação literária, mas com a magia pura do ato de contar - talvez a forma primeira de expressão criativa do bicho-homem. Os contos orais brasileiros, recolhidos por pesquisadores e enriquecidos pelo poder mágico que os escritores têm no uso da palavra, são uma riqueza de nossa cultura, como bem entenderam muitos e bons narradores. Os contos literários, que são uma evolução natural dos contos orais, têm outra preocupação. Buscam a experiência com a linguagem, o aprofundamento das situações psicológicas e sociológicas, uma maior sofisticação metafórica e simbólica.

A crônica é uma simbiose entre o texto literário e a necessidade de comunicação com a massa, exigida pelo jornal. Mais simples, envolvente e rápido que a crônica e o conto literários, próximo do conto oral, o caso, ou "causo", tem o poder imediato de envolver e encantar.

Desde a minha infância, sempre me interessei por pessoas que soubessem contar e amarrar bem uma trama narrativa, um caso, oral ou escrito. Conheci e conheço ótimos contadores de caso. Ouço as suas histórias com rara atenção. Muitas vezes, aproveitei e aproveito o material ouvido para recontar escrevendo. Talvez o mais presente de todos os contadores que ouvi, e um dos mais interessantes e renovadores em detalhes significativos que prendem o ouvinte, tenha sido o meu saudoso amigo Ovídio Tavares.

Amigo também de seus filhos e filhas, genros e noras, e de sua esposa, dona Celina, filho de Arlete e Mário Cerdeira, também sabe contar casos... Não sei se os conta bem oralmente, pois é pouca a nossa convivência, mas sei que os escreve gostosamente. Foi um prazer receber, via e-mail, e ler os originais do livro de Mauro. Foi muito bom saber que suas histórias serão registradas em livro, para que o autor as eternize e divida com mais gente o seu prazer de narrar. E, coincidência interessante e agradável, foi gostoso lembrar, na voz do neto, as histórias mágicas do meu amigo falecido. Fico pensando se o ato de saber não será algo hereditário... Só que alongar essa tese seria um exagero em uma apresentação sem preocupação crítica, feita com prazer, para um livro de um jovem escritor estreante. O melhor é ser breve, para não cansar o autor e os seus leitores. Quero falar apenas sobre o que me chamou atenção nesta obra e nos recursos usados pelo ficcionista.

Os elementos narrativos que me atraíram nos casos descritos de Mauro Cerdeira foram: a naturalidade da narrativa, o humor sempre presente, a aproximação entre ficção e realidade, a criação ou recriação de personagens muitas vezes conhecidos, mas sempre próximos do ser humano comum, os fatos narrados sob uma ótica subjetiva, com a voz do autor-narrador sempre presente. A comunicação entre narrador e leitor é imediata. Sendo assim, um caso nos prende com a sua turma bem urdida do início ao fim, nos envolve e diverte. Mesmo que a gente não conheça os personagens, ou que eles sejam criação ficcional (outra discussão que não interessa aqui), são pessoas que se parecem com nossos conhecidos, amigos, vizinhos ou parentes.

"Humilde, Mauro seguramente dirá que esse é um livro despretencioso. Talvez seja. Mas isso não é o mais importante. Fundamental é que, como em tudo, Mauro põe nas páginas o carinho e a dedicação que o caracterizam em todas as suas atividades, com exceção das aulas de ginástica com a personal trainner Keka. Afinal, ninguém é de ferro. Vale a pena ver o mundo pelos olhos esbugalhados de Mauro Cerdeira, grande amigo, talentoso jurista." - José Franciso Pacóla

Sobre a obra :

Mauro Tavares Cerdeira, advogado graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - Puccamp. Economista graduado em Ciências Econômicas e Sociais na Unicamp - Universidade de Campinas. Especialista em Técnicas de Negociação pela Fundação Getúlio Vargas - FGV - SP. Pós-Graduado em Políticas e Estratégia, pelo Núcleo de Politicas e Estratégia da Universidade de São Paulo - USP. Pós-Graduado em Direito do Trabalho pelo Centro de Extensão Universitária - CEU - em São Paulo/SP. Pós-Graduado em Direito Constitucional pelo Centro de Extensão Universitária - CEU - em São Paulo/SP. Extensão Universitária em Matemática Financeira e Investimentos - FGV-SP. Especialista em Administração Legal para Advogados - FGV - SP. Consultor em Relações Sindicais. Consultor em Relações Trabalhistas, Racionalização de Mão de Obra e Contratos de Terceirização. Consultor no Setor de Segurança e Vigilância Privada. Palestrante e Conferencista.

______________

 Resultado :

  • Paulo Roberto da Silva, sócio-administrador da Contabilistas Associados SC Ltda., de Chapecó/SC
  • Antonio do Amaral Queiroz Filho, advogado em Capão Bonito/SP
  • Caroline Bartolomeu Silva, estagiária na Procuradoria de Justiça de Santa Catarina, de Tijucas/SC
  • Henrique César Freire de Oliveira, advogado do escritório Toledo Piza Advogados Associados, de Caruaru/PE
  • Thais Cardeliquio Gonçalves Domingues, de Caraguatatuba/SP
  • Marlus H. Arns de Oliveira, advogado e sócio do escritório Arns de Oliveira, Andreazza & Polak Advogados Associados, de Curitiba/PR

____________