MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. "Promotores e juízes não deveriam usar armas", defende professor de Direito Constitucional da PUC/SP

"Promotores e juízes não deveriam usar armas", defende professor de Direito Constitucional da PUC/SP

Da Redação

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Atualizado às 09:10


Opinião

"Promotores e juízes não deveriam usar armas", defende professor

Para o constitucionalista, professor da PUC de São Paulo e integrante do escritório Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados, Dr. Pedro Estevam Serrano, o dispositivo da Lei Orgânica do Ministério Público que autoriza o uso de armas por promotores deveria ser revogado. "Não vejo motivo para que andem armados. Os advogados, que também fazem acusações, não têm essa prerrogativa e podem, igualmente, sentir-se ameaçados em função da atividade que desempenham. Em casos de ameaças, o certo é que peçam proteção policial", diz Pedro Serrano. 

 

O constitucionalista defende a revogação da prerrogativa de posse de armas para os juízes, que também têm o direito garantido pela Lei Orgânica da Magistratura. 

 

Sobre o assassinato do motoboy Firmino Barbosa pelo promotor Pedro Bacarat Guimarães Pereira, na noite de sábado, o professor Pedro Serrano diz que é preciso investigar se houve ou não excesso de legítima defesa, em razão do número de disparos. Por isso, defende que o crime seja muito bem apurado e jamais comparado a outros casos envolvendo promotores, como Igor Ferreira da Silva, condenado pelo assassinato da mulher Patrícia Aggio Longo, grávida de sete meses, em 1998, e Thales Ferri Schoedl, que matou em 2004 o jovem  Diego Modanez, de 20 anos. "Não há como comparar, são situações bem diferentes. Não se pode julgar antes de uma profunda apuração".

______________

 

 

 

 

__________________

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.