MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ação da OAB contra quebra do sigilo bancário irá hoje ao STF

Ação da OAB contra quebra do sigilo bancário irá hoje ao STF

Da Redação

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Atualizado às 09:10


ADIn

Ação da OAB contra quebra do sigilo bancário irá hoje ao STF

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil ingressará hoje no STF com a ADIn contra a quebra do sigilo bancário, imposto pelo governo federal para compensar a perda da CPMF. A ação será contra a Lei Complementar n° 105, que deu origem à Instrução Normativa n° 802 da Receita Federal, que determina às instituições financeiras a apresentação de informações sobre todas as contas de pessoas físicas que movimentam acima de R$ 5 mil e de pessoas jurídicas, acima de R$ 10 mil, por semestre.

O presidente nacional da OAB, Cezar Britto, disse que a entidade só admite quebra do sigilo bancário e fiscal, que é direito previsto pela Constituição Federal de 1988 (clique aqui), nos casos em que houver ordem judicial.

Britto frisou que, para a OAB, "qualquer quebra de sigilo, seja bancário, fiscal ou telefônico, à margem de ordem judicial, é inconstitucional e não pode prevalecer no ordenamento jurídico do País". A decisão de ingressar com a Adin foi tomada durante reunião do presidente nacional da OAB com Comissão Especial de Direito Tributário da entidade, na última segunda-feira, 21/1. Os juristas integrantes da Comissão avaliaram que não caberia ação direta de inconstitucionalidade contra a instrução normativa, mas sim contra a Lei Complementar 105, na qual é baseada a medida da Receita Federal.

__________________________