MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Justiça determina que Vale do Rio Doce preste garantia da multa aplicada pelo Cade

Justiça determina que Vale do Rio Doce preste garantia da multa aplicada pelo Cade

Da Redação

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Atualizado às 08:47


Cade

Justiça determina que Vale preste garantia da multa

O Juiz Federal Roberto Luis Luchi Demo, em exercício na 19ª Vara Federal, proferiu na última sexta-feira, 25/1, despacho relativo ao pedido da Vale do Rio Doce para suspender a execução fiscal movida pelo Cade contra a empresa. De acordo com o Cade, a Vale foi multada porque demorou 631 dias para cumprir a decisão que lhe havia determinado optar entre vender a Ferteco ou abrir mão do direito de preferência sobre a Mina Casa de Pedra.

Ao analisar os argumentos da mineradora, o Magistrado considerou que, vencido o prazo para que a Vale optasse entre as alternativas apersentadas pelo Conselho e sem que a empresa formalizasse sua opção, estaria configurada a infração à ordem econômica que ensejou a multa. O Juiz também tratou em sua decisão da alegação da Vale de que o STF, ao julgar a questão em dezembro de 2007, não declarou expressamente a perda das liminares que suspendiam a decisão administrativa.

Segundo o dr. Roberto Luis Luchi Demo, a ausência de tal manifestãção "não implica a manutenção da liminar ali concedida. Entendimento em sentido contrário significa olvidar a realidade do STF, de sobrecarga de trabalho, e a instrumentalidade do processo, que não permite apego a preciosismos."

Assim, o Juiz, em liminar, determinou que a Mineradora apresente carta de fiança bancária como garantia do valor integral da multa imposta pelo Cade (R$ 41 milhões) e deferiu parcialmente o pedido da Vale, no sentido de suspender a ação de execução fiscal proposta pelo Cade. Caso a empresa não apresente a garantia, estará sujeita à penhora de seu faturamento.

___________________